domingo, 2 de setembro de 2012

Moléculas de açúcar detetadas em redor de estrela jovem

Uma equipa de astrónomos detetou moléculas de açúcar no gás envolvente de uma estrela jovem semelhante ao Sol, uma descoberta inédita efetuada graças à utilização de uma rede de radiotelescópios designada ALMA, construída no norte do Chile.
"É a primeira vez que descobrimos açúcar na zona envolvente de uma estrela apresentando tais características", indica um comunicado do Observatório Europeu Austral, citado pela agência AFP.
O gás que envolve a estrela, situada a 400 anos-luz da Terra, contém glicolaldeído, uma forma simples de açúcar, considerada um elemento essencial a toda a vida, segundo os especialistas.
A molécula é um dos ingredientes do ARN (ácido ribonucleico, responsável pela síntese de proteínas da célula), que é um dos elementos constitutivos da vida.
A descoberta "demonstra que qualquer um dos compostos químicos necessários à vida existia à época da formação dos planetas", segundo o observatório.
O composto já tinha sido observado no espaço interestelar, mas agora foi descoberto na proximidade de uma jovem estrela, potencialmente "um bom local, um bom momento" para ser integrado nos planetas em formação.
A descoberta foi tornada possível pela utilização de uma vasta rede de antenas instaladas no deserto de Atacama, o mais importante projeto astronómico terrestre, ainda em construção no deserto do norte do Chile.
Um total de 66 radiotelescópios deverão estar operacionais no local em 2013, no âmbito de um projeto com um orçamento de 600 milhões de dólares reunindo a Europa, os Estados Unidos e o Japão, em cooperação com o Chile

Fonte: Díário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.