sábado, 19 de maio de 2012

Problema no motor impede lançamento do primeiro foguetão privado

Ao último minuto, um problema no motor impediu hoje a viagem do Falcão 9, o primeiro foguetão privado, até à Estação Espacial Internacional. A empresa californiana SpaceX vai tentar um novo lançamento nos próximos dias.
A pressão no interior de um dos motores do Falcão 9 “excedeu ligeiramente um limite técnico”, disse o fundador e responsável pela SpaceX, Elon Musk, no Twitter. “Vamos agora reajustar esse limite para fazer uma nova tentativa de lançamento nos próximos dias”, acrescentou.
O lançamento esteve marcado para as 9h55 (hora de Lisboa), a partir de Cabo Canaveral, na Florida. Agora, a próxima janela de oportunidade é de 22 a 29 de Maio; se o problema não for resolvido até lá, será preciso esperar até meados de Junho para voltar a tentar pôr em órbita o primeiro foguetão privado. Esta é a quarta vez que este lançamento é adiado.
A cápsula Dragon, estrutura com seis toneladas de peso, deverá ser levada pelo foguetão até à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), onde ficará acoplada durante cerca de duas semanas. A sua missão consiste em transportar até à ISS alimentos, material de laboratório, computadores, cabos e baterias e trazer para a Terra resíduos e equipamentos velhos.
Depois, a Dragon vai separar-se da ISS e iniciar a sua viagem de volta, onde será recuperada no oceano Pacífico.
Este seria o primeiro voo de um foguetão privado para a ISS, marcando o início de uma nova era no transporte espacial. Com a "reforma" dos vaivéns da NASA (agência espacial norte-americana) em Julho de 2011, esta agência está a apostar no sector privado para o transporte de carga para a ISS. Em quatro anos, a SpaceX deverá realizar 12 missões.

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.