quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Encontrado esqueleto inteiro de dinossauro

Achado será de um celurossauro, animal com menos de dois metros de comprimento.
Poderá ser o esqueleto mais completo do Mundo de um dinossauro carnívoro com 150 milhões de anos. E foi achado na última semana de agosto nas arribas no sul do concelho da Lourinhã, na campanha de escavações de verão do museu local.
O paleontólogo Octávio Mateus divulgou que o esqueleto encontrado "é o dinossauro mais completo que temos em Portugal e um dos mais completos do Jurássico Superior no Mundo". O investigador do Museu da Lourinhã e da Universidade Nova de Lisboa considera que o achado vai "permitir estudar como os dinossauros evoluíram e como, neste caso, deram origem às aves".
"O objetivo é expor o esqueleto no museu, mas por agora permanece em laboratório onde a espécie terá de ser confirmada", acrescentou Octávio Mateus ao CM. O paleontólogo precisou que é "um dinossauro com o esqueleto quase completo desde os ombros à anca, com as costelas muito bem conservadas e todos os ossos articulados, e ainda com a zona do joelho e uma pata".
"Este é o primeiro celurossauro articulado", referiu o paleontólogo, o que "é invulgar no Jurássico Superior da Lourinhã". "Normalmente descobrimos um ou outro osso isolados e, quando descobrimos mais material, está desarticulado". A nível mundial existem dentes ou ossos isolados desta espécie.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.