quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O "lixo" do nosso ADN é afinal um interruptor fundamental

Durante anos foram designadas como "ADN lixo", mas afinal as partes do nosso código genético que não codificam proteínas e para as quais ainda não se tinha encontrado uma função parecem desempenhar um papel essencial na regulação da atividade de genes e no aparecimento de certas doenças. São verdadeiros interruptores genéticos.
Esta é uma das principais conclusões do trabalho da equipa internacional do projeto ENCODE, que nos últimos cinco anos se dedicou a fazer um retrato detalhado do genoma humano.
A grande maioria do "ADN-lixo" é na verdade um grande painel com milhões de interruptores que regulam a atividade dos nossos genes. Sem esses controlos, os genes que codificam as proteínas não funcionam. E mutações nessas áreas podem levar à doença, explica um resumo do trabalho publicado hoje em várias revistas científicas, incluindo a Nature e a Science.
Pierre Tambourin, diretor-geral da Génopole, em França, descreve a descoberta como "muito importante, porque mostra que o ADN não-codificante é essencial" para a vida. "É quase tão importante como a publicação da sequência do genoma humano", disse à AFP.
O ADN humano (ácido desoxirribonucleico) é composto por 3,3 mil milhões de pares de bases (letras), que programam as instruções para sintetizar as moléculas que formam cada célula, tecido ou órgão humano.Mas apenas 2 a 3% deste material é de codificação, ou seja, utilizado para a síntese de proteínas no corpo, uma fracção muito pequena do genoma humano. A sequenciação do genoma humano, no âmbito do Projeto Genoma Humano, permitiu no início dos anos 2000 identificar cerca de 22 mil genes.
O resto do genoma foi inicialmente chamado de "ADN lixo", porque foi considerado inútil. Mas ao decifrar as sequências não-codificadoras, a equipa identificou 4 milhões de "interruptores" genéticos.
Estes novos dados foram descobertos por cerca de 400 cientistas internacionais (biólogos, geneticistas, matemáticos) envolvidos no projeto ENCODE, lançado em 2003 para fazer uma enorme enciclopédia de ADN.

Fonte: Diário de Notícias

2 comentários:

  1. Olá Educador, como vai?

    Passei para desejar uma ótima semana da Pátria.

    Parabéns pelos textos. A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, e você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença!
    Obrigado por fazer parte deste universo virtual, obrigado por compartilhar um pouco do que sabe e contribuir para o aprendizado de muitos.
    Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx, obrigado:

    http://www.marquecomx.com.br/

    Educador, convido você para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. Você será muito bem recebido em nossa família de Multiplicadores, para saber mais, deixo o link:

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário.