terça-feira, 2 de outubro de 2012

Aquecimento climático pode encolher os peixes

O aquecimento climático não altera apenas a temperatura e a quantidade de oxigénio nos oceanos: ameaça encolher até 24% o tamanho dos peixes que aí vivem, segundo um estudo publicado domingo.
Um dos elementos essenciais para o tamanho dos peixes e invertebrados marinhos é a sua necessidade energética. Logo, se o meio não é capaz de fornecer a energia que precisam, os peixes interrompem o crescimento. E o oxigénio nas águas é uma importante fonte de energia.
"Conseguir oxigénio para crescer é um desafio para os peixes, e quanto maior for o peixe, pior é", explicou Daniel Pauly, biólogo do Centro de Pescas da Universidade da Colúmbia Britânica (Vancôver, Canadá) e autor do estudo publicado na revista britânica Nature Climate Change.
"Um oceano mais quente e menos oxigenado, como previsto com o aquecimento climático, complicará a tarefa dos peixes maiores, o que significa que vão deixar de crescer mais", acrescenta, citado pela AFP.
Os investigadores fizeram um modelo informático do impacto do aumento das temperaturas em mais de 600 espécies de peixes entre 2001 e 2050. Segundo os seus cálculos, o aquecimento médico no fundo dos oceanos será mínimo (algumas centésimas de grau por decénio), tal como a redução na concentração do oxigénio. Contudo, isso terá um impacto elevado.
A conclusão é que os peixes podem perder entre 14% e 24% do tamanho, com as maiores quedas nos oceanos Índico e Atlântico. Isso equivale à perda de 10 a 18 kg num homem que pesa 77 kg.

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.