quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Descoberta pirâmide onde pode estar túmulo do ministro de Ramsés II

Uma equipa de arqueólogos belgas descobriu na cidade egípcia de Luxor uma pequena pirâmide que poderá conter o túmulo de um ministro do faraó Ramsés II, que morreu no ano 1237 A.C.
Segundo um comunicado do ministro do Estado egípcio de Antiguidades, Mohamed Ibrahim, a pirâmide calcária mede 15 metros de altura e 12 de largura e nela aparece gravada uma imagem do ministro Jay adorando a divindade Ra-Hor Ajti, que simboliza união dos deuses do sol e do céu.
As pirâmides calcárias costumavam ser construídas sobre os túmulos dos homens de Estado na era de Ramsés, em cujo reinado Jay foi ministro durante 15 anos.
Ibrahim acrescentou que se espera que, terminadas as escavações, seja descoberto o túmulo do ministro, situado junto ao templo de Ramsés II.
Segundo o responsável pelas antiguidades em Luxor, Mansur Burik, o ministro de Ramsés II supervisionou os trabalhadores que ergueram os túmulos reais no Vale dos Reis e no Vale das Rainhas, na margem ocidental do rio Nilo.
Burik salientou a importância da descoberta do túmulo de Jay, até agora desconhecido, embora o ministro de Ramsés seja referido em muitos documentos egípcios.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.