terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Agora já pode deixar-se o Facebook em herança

O Facebook estreou esta semana, nos Estados Unidos, uma opção de segurança que permite ao utilizador escolher uma pessoa da rede de amigos para gerir a conta na rede social depois de morrer. Por enquanto, ainda não há data para a opção chegar à Europa.
De acordo com a BBC, esta opção «legacy contact» ( «contacto de legado») funciona como um testamento, em que o utilizador pode escolher um dos amigos na rede social para gerir a conta depois de falecer. Este recurso já aparece nas definições de segurança, mas ainda só está disponível nos EUA, embora existam planos de a expandir a mais países.
Se for necessário ativar a opção, a pessoa selecionada poderá controlar determinados aspetos da conta da pessoa que morreu, escolhendo a foto de perfil e de capa. Poderá também colocar publicações antigas no topo da página e responder a pedidos de amizade, ou poderá simplesmente apagá-la.
Mas, note-se: o amigo escolhido para cuidar do perfil não poderá fazer o «login» como se fosse a pessoa que faleceu. Ou seja, não poderá colocar novos posts como se fosse a pessoa que morreu, ver as mensagens privadas, ou mesmo enviar mensagens de qualquer espécie como se fosse a própria pessoa.
Ainda de acordo com a rede social, é possível informar se o utilizador prefere ter a conta de Facebook excluída de forma permanente. Até o momento, era possível transformar uma conta em memorial, sem um novo administrador.
Em comunicado, a gerente de produto do Facebook, Vanessa Callison-Burch, explica como excluir dados e proteger a identidade digital de pessoas mortas.
«O Facebook é um lugar para se relacionar com os amigos e família. Para muitos de nós, também é um lugar para lembrar e honrar aqueles que perdemos», refere o comunicado.
O Facebook já possuía um sistema para identificar, de acordo com as publicações no mural, os utilizadores falecidos. Depois de identificadas, estas contas já não aparecem nas sugestões de amigos, em anúncios e noutros locais públicos da rede social.
Para quem usa a rede social em inglês, basta aceder a configurações, escolher «Security» e, em seguida, «Legacy Contact». A função é a última da lista e sugere que «escolha um familiar ou amigo próximo para cuidar da conta caso aconteça algo». É possível enviar uma mensagem ao escolhido.

Fonte: TVI24

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.