segunda-feira, 27 de junho de 2011

Fumar na gravidez aumenta o risco de ataque cardíaco dos filhos

Segundo um estudo Australiano, efectuado na Universidade de Sidney, fumar durante a gravidez aumenta em cerca de 20% o risco de ataques cardíacos dos filhos.
Foi observado que a exposição pré-natal ao fumo do tabaco diminui os níveis de HDL (conhecido como bom colesterol), que é fundamental na proteção contra os problemas cardiovasculares.
O estudo, publicado no European Heart Journal revela que os níveis de HDL de crianças com oito anos cujas mães fumaram durante a gravidez apresentam cerca de 1,3 mM HDL, sendo que o valor normal deveria ser cerca de 1,5 mM.
O autor do estudo, Professor David Celermajer, afirmou ter ficado espantado com os resultados. “A razão pela qual nós ficamos espantados foi porque observamos que, mesmo crianças que foram expostas ao fumo do tabaco da mãe, ou mesmo de outras pessoas, quando ainda se encontravam na barriga da mãe, apresentavam consequências dessa exposição vários anos depois.”
A prevalência ainda é elevada…
Fumar durante a após a gravidez está associado a vários problemas na infância, nomeadamente ao nível comportamental e neurocognitivo, bem como a casos de morte súbita.
Actualmente, a prevalência do acto de fumar durante a gravidez é de cerca de 15% nos países ocidentais.
Impacto a longo prazo…
Este estudo sugere que os valores de HDL reduzidos nessa idade pode ter implicações graves a longo prazo, uma vez que provavelmente esses valores vão continuar baixos durante o crescimento.
Celermajer afirma que o aumento do risco de problemas cardíacos está directamente relacionado com a diminuição dos níveis de HDL. “Neste estudo observamos uma redução de cerca de 20% na concentração de HDL, o que corresponde a um aumento de cerca de 20% no risco de complicações cardiovasculares no futuro.”
Afirma também que: “Uma vez que o relógio biológico não pode andar para trás, estas crianças têm que ser particularmente cautelosas na forma como vivem a sua vida, maximizando a sua saúde cardíaca, através de uma dieta saudável, exercício físico e não fumando.”

Fonte: ABC Science

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.