segunda-feira, 27 de junho de 2011

Macho que é macho usa turquesa!

Espécie: Kosciuscola tristis
Habitat: regiões isoladas dos Alpes Australianos.
Há várias formas de arrefecermos, se estivermos com calor. Podemos transpirar. Podemos bombear mais sangue para as veias que se encontram sob a pele, de forma a libertar mais calor. Podemos procurar uma sombra, ou até beber uma bebida gelada. Ou seja, provavelmente ficarmos turquesa não é uma hipótese.
No entanto, é isso que o gafanhoto camaleão faz. Normalmente é preto, mas quando as temperaturas sobem acima dos 10°C torna-se turquesa. Qual é a lógica por detrás disto?
Mudanças de cor…
Existem muitos animais que mudam de cor durante a sua vida. Mas mudar repentinamente e reversivelmente de cor é raro. Alguns lagartos fazem-no, sendo que os mais famosos são os camaleões, os polvos e os chocos também. Em relação aos insectos, o único que apresenta essa capacidade é o gafanhoto camaleão.
Apenas os machos são capazes de mudar de cor e o único estímulo conhecido para tal é a temperatura. A mudança dá-se a partir dos 10°C, sendo que aos 25°C é total. Partes separadas do insecto mudam de cor normalmente, mesmo se forem separadas do resto do corpo, pelo que o processo não pode ser controlado pelo cérebro ou por hormonas. De facto, é controlado pela pele do insecto.
A cada exterior de células contém dois tipos de grânulos, castanhos e transparentes. Quando se encontram misturados, o gafanhoto fica preto. Para ficar turquesa, o gafanhoto separa os dois tipos de grânulos. Os transparentes reflectem luz azul e permitem que outras cores os atravessem, e, por isso, o gafanhoto fica turquesa. O movimento dos grânulos é efectuado através da acção dos microtúbulos do citoesqueleto.
Kung fu gafanhoto…
Então, para que é que serve esta mudança de cor? A explicação standard é que ajuda a regular a temperatura, pois estar preto significa que absorve mais radiação solar e pode, portanto, permanecer activo durante mais tempo à noite, enquanto o turquesa reflecte mais radiação, permitindo a realização de tarefas durante o calor do dia sem sobreaquecer.
Sendo assim, porque é que apenas os machos mudam de cor? As fêmeas também possuem toda a maquinaria necessária para mudarem de cor, mas o melhor que consegue é ficar um pouco esverdeadas ou acastanhadas quando ficam com calor. Além disso, se este mecanismo é assim tão vantajoso, porque é que não há mais insectos com essa capacidade?
Kate Umbers, da Universidade de Camberra, observou com mais detalhe o fenómeno. Verificou que os gafanhotos necessitavam de 38 minutos para passarem de preto a turquesa, mas para o processo inverso precisavam de 6,5 horas. Além disso, constatou também que independentemente da cor que apresentavam, os gafanhotos possuíam uma temperatura interna constante, pelo que a termorregulação poderá não ser o principal factor relacionado com esta mudança de cor.
A resposta está, inevitavelmente, no sexo. Umbers verificou que os machos se tornavam mais agressivos quando estavam turquesa, atacando outros machos. A investigadora acredita que a cor turquesa sinaliza a agressividade e a força física do macho. Machos com tonalidades mais vivas de turquesa possivelmente assustarão os potenciais rivais.

Fonte: New Scientist

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.