
Meredith Hawkins, líder da equipa do estudo, explica que um estudo anterior criou controvérsia por ter demonstrado a importância do cérebro na regulação da produção de glucose no fígado em roedores, mas falhado em testes com cães. O estudo recente, no entanto, conseguiu demonstrar que sinais são enviados do cérebro para o fígado quando canais de potássio são ativados no hipotálamo cerebral humano, diminuindo a produção de açúcar.
Os testes foram realizados ministrando a droga diazóxido por via oral em pessoas não diabéticas para ativar os canais de potássio no hipocampo. Ao mesmo tempo, a secreção hormonal no pâncreas (insulina) foi controlada de forma a assegurar que a mudança na produção de glucose era causada apenas pelo efeito da droga no cérebro. Os resultados dos testes de sangue revelaram uma redução considerável da produção de glucose no fígado.
A coautora do estudo, Preeti Kishore, relata que novas investigações estão a ser feitas com pessoas diabéticas e acredita, caso os resultados confirmem o esperado, ser possível restaurar a regulação normal de glucose ao ativar canais de potássio no cérebro.
Fonte: Ciência Diária
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe aqui o seu comentário.