segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Yoga ajuda a combater a dor lombar crónica

Aulas de yoga para a dor lombar crónica podem levar a mais melhorias de estilo de vida e melhor saúde global do que a procura de aconselhamento de um médico, de acordo com um novo estudo.
A pesquisa, publicada na revista Annals of Internal Medicine, foi conduzida por cientistas da Universidade de York, incluiu mais de 300 pessoas e foi descrita como a maior do género efetuada até à data no Reino Unido.
Os pesquisadores derivaram as suas amostras de estudo a partir de um grupo de pessoas que já estavam a ser seguidas por um médico por causa de dor lombar crónica ou recorrente. Eles enviaram 156 deles para aulas de yoga e deixaram os restantes 157 aos cuidados dos seus médicos.
Vinte professores de yoga experientes de duas associações de yoga – British Wheel of Yoga e Ivengar Yoga (10 de cada) - foram recrutados para o estudo, que foi financiado principalmente pela Arthritis Research UK.
Depois de três meses, o grupo da yoga relatou que "foram capazes de realizar 30% mais atividades em comparação com aqueles no grupo dos cuidados habituais", de acordo com o estudo.
Constatou-se que a principal vantagem parecia estar no facto de terem mais confiança para executar tarefas diárias, tais como "andar mais depressa, vestir-se sem ajuda ou estar de pé por longos períodos de tempo", e não necessariamente no alívio da dor.
Aqueles que praticaram yoga relataram um pouco menos de dor em comparação com o grupo de cuidados habituais, mas a diferença era de "significância estatística marginal", dizem os pesquisadores.

Série de estudosOs dados adicionam informação a uma série de estudos já existentes sobre como o yoga pode melhorar a saúde. Um estudo publicado no início deste mês no Archives of Internal Medicine descobriu que o yoga e os alongamentos aliviaram a dor nas costas mais do que ler um manual de auto-ajuda.
Outros estudos deste ano têm sugerido que o yoga pode diminuir o stress e melhorar a qualidade de vida entre pacientes com cancro da mama, bem como diminuir episódios de batimento cardíaco irregular para metade entre pacientes com problemas cardíacos.
Os autores do estudo dizem que as descobertas são importantes porque muitas pessoas sofrem de dor nas costas em algum momento das suas vidas, com poucos tratamentos eficazes.
"Dor nas costas é uma condição extremamente comum e cara. Exercícios de tratamento, apesar de amplamente utilizados e recomendados, têm apenas um efeito pequeno sobre a dor nas costas", diz o investigador principal professor David Torgerson.
"Os nossos resultados mostraram que o yoga pode fornecer benefícios a curto e longo prazo para aqueles que sofrem de dor nas costas crónica ou recorrente, sem efeitos secundários graves."
A dra. Vicki Kotsirilos do Australasian Integrative Medicine Association enaltece o estudo. Ela diz que o yoga tem benefícios globais através de alongamento suaves, tonificação, fortalecimento de músculos nucleares e relaxamento da mente e do corpo.
"A pesquisa mostrou que o yoga também pode ajudar noutras áreas da saúde, como a síndrome do intestino irritável, menopausa e TPM. Por isso, é emocionante ver um outro estudo que prove os seus benefícios para o bem-estar", diz Kotsirilos.
"No entanto, as pessoas precisam ter cuidado na escolha do estilo de yoga que se adapte às suas necessidades, a começar com mais yoga suave e deixando o instrutor saber se eles sofrem de problemas nas costas, para evitar posições que possam agravar essas dores."

Fonte: ABC Science

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.