quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cancro colorrectal cria metástases com ajuda de células saudáveis à volta

Há muito tempo que se tenta descobrir como é que o cancro colorrectal, uma das principais causas de morte por cancro em todo o mundo, cria metástases e invade outros órgãos. Cientistas espanhóis identificaram agora as moléculas envolvidas na formação das metástases deste cancro - que em Portugal é o que mais mata, com cerca de três mil mortes por ano. Com este trabalho, a equipa espanhola confirmou uma suspeita antiga: as células saudáveis à volta das células do cancro são cúmplices involuntárias na instalação de focos da doença noutros órgãos.
A equipa de Eduard Batlle e Elena Sancho, do Instituto para Investigação Biomédica de Barcelona, estudou 345 casos de cancro colorrectal e ontem publicou os seus resultados na revista Cancer Cell.
Já há muito tempo que se suspeitava que o microambiente em redor do cancro - o estroma, o tecido conjuntivo que sustenta as células funcionais de um órgão - era crucial na metastização. Mas agora a equipa espanhola diz ter reunido provas disso. "Este é o primeiro estudo que observou células saudáveis do microambiente a desempenharem um papel fundamental na criação de metástases num tipo específico de cancro", anuncia a equipa, num comunicado do seu instituto.
Antes de mais, há que dizer que o fígado e os pulmões são os alvos comuns das metástases do cancro colorrectal. E que as células de um cancro não são todas iguais, há uma hierarquia. Muitas delas, explica-se no comunicado, só formam a massa do tumor e, no topo da pirâmide, num pequeno reservatório, estão as células estaminais cancerígenas.
Tal como as normais células estaminais dos embriões e dos adultos, que são capazes de originar diferentes tipos de tecidos no organismo, as células estaminais cancerígenas conseguem dividir-se vezes sem conta. Nesta hipótese, proposta há algumas décadas, elas são as sementes dos cancros: originam todas as células malignas, suportam o crescimento dos cancros e criam as metástases. Também resistem aos tratamentos, o que explica as recidivas. Esta hipótese tem sido reforçada com a identificação destas células em vários cancros.

O adubo e as sementes
Ora a equipa de Batlle e Sancho mostrou que, quando as células estaminais do cancro colorrectal chegam ao fígado, libertam uma molécula nesse microambiente. Trata-se do factor beta de transformação de crescimento (TGF-beta, na sigla inglesa), que controla, por exemplo, a proliferação das células. No cancro, essa proliferação é descontrolada.Em resposta à libertação do TGF-beta, as células na vizinhança - como macrófagos e fibroblastos, presentes no tecido conjuntivo, e células endoteliais, que revestem o interior dos vasos sanguíneos - libertam outras moléculas. Uma delas é a interleucina-11. Só que a interleucina-11, que funciona como um mensageiro químico para regular a proliferação de certas células, acaba por funcionar como mais adubo para o cancro: activa nas células estaminais cancerígenas uma série de genes que lhes permitem sobreviver noutros órgãos.
Sem a interleucina-11, diz a equipa, as células do cancro que viajaram para outros locais morreriam antes de formarem aí novos focos da doença. É preciso, em primeiro lugar, que as células libertadas pelo cancro na corrente sanguínea consigam sobreviver ao ambiente hostil dessa viagem, bem como ao do órgão distante para onde foram.
"Este estudo propõe uma mudança de paradigma", diz Batlle. "Até agora, se queríamos saber se um doente com cancro do cólon tinha probabilidades de desenvolver metástases, olhávamos para as células do tumor. Este estudo mostrou que, em vez de olharmos para a semente, temos de olhar para o solo. Podemos prever se uma planta vai crescer se o solo, ou substrato, onde se põe a semente é adubado. O TGF-beta é o adubo que modifica o solo onde as sementes do tumor vão crescer."
Portanto, neste jogo de moléculas, as células saudáveis acabam por ser usadas pelas células do cancro que foram colonizar outros tecidos.

Base para teste e terapia
Aliás, a equipa também observou que as células no cancro primário já conseguem mudar o microambiente à sua volta. Com esta informação, poderá criar-se um teste que avalie o risco de metástases e permita adaptar a terapia conforme os resultados.
Um passo seria ver se o TGF-beta e a interleucina-11 estão nos tecidos vizinhos das células do cancro. Em 15% dos casos do estudo não houve metástases, o que a equipa atribui à ausência de modificação do estroma pelo TGF-beta. "Se virmos que o estroma já está modificado no tumor primário no cólon, isso significa que as células tumorais serão capazes de mudar o microambiente do fígado quando se disseminarem para lá", diz outro autor, Alexandre Calon.
Para demonstrar o papel do TGF-beta como o primeiro adubo lançado sobre as células saudáveis, a equipa fez experiências em ratinhos com cancro colorrectal: tratou-os com um inibidor do TGF-beta e impediu a formação de metástases. "Esta experiência prova que o TGF-beta e o estroma do tumor têm de "falar um com o outro", para ocorrer a metastização", diz Batlle. "Os nossos resultados nos ratinhos também mostram que os doentes que tiverem o TGF-beta activado, e que estão nas fases iniciais da doença, podem beneficiar da toma do inibidor do TGF-beta.

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.