quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Detetor de mentiras para redes sociais

O ditado ‘mais facilmente se apanha um mentiroso do que um coxo’ nem sempre se aplica. Mas um novo projeto quer pôr isso em prática nas redes sociais.
Chama-se Pheme -  nome da deusa grega conhecida por espalhar rumores - e trata-se de um detetor de mentiras que tem como objetivo perceber se os rumores que circulam em fóruns online e redes como o Facebook e o Twitter não passam disso mesmo ou são, afinal, verdade.
O sistema vai analisar em tempo real se uma publicação é verdadeira e conseguirá identificar se uma conta ou perfil de uma rede social foi criada apenas para espalhar informações falsas. O sistema vai categorizar as fontes das informações para avaliar a sua autoridade. Nestas incluem-se serviços de notícias, especialistas, testemunhas, cidadãos e contas que publicam automaticamente em redes sociais.
O sistema também examinará o histórico de uma conta para identificar se ela foi criada apenas para disseminar rumores falsos.
Os resultados das buscas feitas pelo sistema serão exibidos num painel visual para que as pessoas possam perceber se um rumor se sustenta.
A primeira série de resultados deve ficar pronta em 18 meses e dali resultará uma ferramenta feita especialmente para jornalistas.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.