segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O futuro está mesmo a chegar: e se puder imprimir a sua casa?

Impressora 3D de cimento promete imprimir uma cada em apenas 24 horas.
Todos os dias surgem notícias de inovações tecnológicas que vão alterar a nossa vida. Muitas ficam pelo caminho, outras não parecem ter impacto direto no nosso quotidiano e outras, a serem possíveis, deixa-nos de boca aberta. A impressão (sim, leu bem, impressão e não construção) de uma casa em 24 horas pode bem entrar na última categoria.
A inovação é de investigadores da Universidade da Carolina do Sul que criaram uma impressora 3D gigante e de cimento que pode imprimir uma casa, com um máximo de 2500 metros quadrados, em apenas um dia. Revolucionário, não?
Desde 2008 que o professor Behrokh Khoshnevis lidera uma equipa de investigação na criação e desenvolvimento de uma nova forma de tecnologia de produção por «layers» 3D, intitulada Contour Crafting. A nova tecnologia trocou o uso de plástico, o material comum utilizado atualmente nas impressoras, pelo cimento.
O processo envolve um robô gigante com dois braços grua. Sobre uma fundação de cimento, a impressora começa a criar camadas que irão formar as paredes da casa. Tudo com as respetivas aberturas para janelas, canalizações, eletricidade e ar condicionado.
O projeto tem como objetivo ser a solução para o futuro. Não só para criar cidades de raiz em pouco tempo, fazendo face ao forte crescimento populacional junto às grande cidades, como também para recuperar locais alvo de catástrofes. A impressora 3D permite ainda imprimir casas a um custo mais reduzido podendo, por isso, vir a ser uma solução para os sem-abrigo e bairros de lata. Mas não fica por aqui.
Com um financiamento da NASA, os investigadores estão já a desenvolver uma forma de construir casas, estradas e pistas de aterragem na Lua e em Marte.
Não é mesmo coisa do futuro?

Fonte: TVI24

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.