sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Aquecer comida no micro-ondas é prejudicial à saúde?

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais utilizados em todo o mundo, pela sua rapidez em aquecer, cozinhar ou descongelar certos alimentos.
No entanto, será que este aparelho tem algum efeito na nossa saúde? Diz-se que irradia ondas perigosas aos seres humanos, que deteriora a comida e que lhe retira os seus componentes principais. Mas será tudo isto verdade?
A explicação:
- O calor do micro-ondas não chega a todas as partes dos alimentos. Ao não aquecer suficientemente a comida, algumas bactérias podem sobreviver e provocar um mal-estar intestinal. Para que o calor se propague por toda a comida, deixe arrefecer o prato um pouco no micro-ondas para que depois se distribua uniformemente.
- Segundo um estudo, alguns alimentos processados no micro-ondas podem perder os seus nutrientes, como os antioxidantes. As ondas eletromagnéticas fazem vibrar as moléculas de água que geram um calor do interior para o exterior alterando a sua estrutura química.
- A comida acaba por ter menos sabor em comparação àquela que é cozinhada de forma convencional.
- Também os alimentos se desidratam mais rápido devido às fortes ondas eletromagnéticas que fazem aquecer mais rapidamente através deste equipamento.
No entanto, há que pensar naquelas pessoas que não têm outra solução, seja porque no trabalho só têm à sua disposição este aparelho ou porque precisam de ser rápidos.
A estas pessoas deixamos alguns conselhos:
- Não use recipientes de plástico para aquecer a comida.
- Deixe a comida repousar durante alguns segundos no micro-ondas.
- Aqueça a refeição em recipientes de vidro ou cerâmica, especializados para esse efeito.
- Antes de colocar a comida a aquecer, abra a porta do aparelho para arejar, durante alguns minutos. Só depois é que deve aquecer.

Fonte: Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.