segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Precisa de bateria? Os sapatos tratam disso

Investigadores alemães construíram um dispositivo em forma de sapato que produz energia através dos passos e pode ser utilizada para carregar dispositivos eletrónicos. O sapato é constituído por dois dispositivos: um que gera energia quando o calcanhar toca o chão e o segundo que produz energia quando o pé se movimenta.
«Ligámos um transmissor sem fios para alimentar um sensor simples. Estamos a trabalhar num aplicativo de navegação interior, ou seja, sensores dentro do sapato que medem a aceleração do pé, a velocidade angular e o campo magnético», disse Klevis Ylli, do centro de pesquisa em Villingen-Schwenningen, à publicação «Smart Material and Structures».
Ambos os dispositivos geram energia explorando o movimento entre os sensores. À medida que o campo magnético de um sensor em movimento passa por uma bobina, transmite essa tensão e gera corrente elétrica. 
«A partir dos dados destes sensores, pode-se calcular o quão longe se viajou e em que direção. Então, imagine uma unidade de resgate a entrar num prédio desconhecido, a equipa poderia acompanhar o trajeto num dispositivo portátil», adianta o pesquisador.
Por enquanto a energia que é gerada é relativamente baixa e só dá para carregar pequenos sensores e transmissores. Os dispositivos poderão funcionar também como a base de um mecanismo que amarra automaticamente e que poderia ser usado por idosos. 

Fonte: TVI24

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.