domingo, 10 de junho de 2012

China fará este mês o seu quarto voo espacial tripulado

A China anunciou que vai lançar neste mês um voo espacial com três astronautas, naquela que será a quarta missão espacial tripulada deste país e a primeira do género a fazer uma acoplagem a uma estação em órbita.
A data exacta não foi anunciada, mas, de acordo com a agência noticiosa oficial da China, a Xinhua, o voo terá lugar “em meados de Junho”.
Os astronautas seguirão a bordo do vaivém Shenzhou 9 e farão uma acoplagem ao módulo espacial Tiangong 1, que está a orbitar a Terra. No final do ano passado, a China já tinha feito com sucesso uma acoplagem a este módulo, mas numa missão não tripulada.
Um dos três astronautas permanecerá na nave, enquanto os outros dois entrarão no módulo e farão algumas experiências científicas. Não foi divulgada a duração da missão.
Segundo a Xinhua, que cita o número dois do programa chinês de astronautas, Niu Hongguang, a tripulação poderá incluir mulheres, mas a decisão final sobre a composição da equipa ainda não foi tomada.
A nave espacial, o foguetão e a plataforma de lançamento já seguiram para o Deserto de Gobi, no norte do país, onde o lançamento terá lugar. Ao longo dos próximos dias, serão feitos os últimos testes.
Em Dezembro, Pequim anunciou um ambicioso programa de cinco anos de exploração espacial. Entre os objectivos está o de lançar um laboratório para o espaço e o de recolher amostras da Lua em 2016. Em 2003, a China tornou-se no terceiro país a executar sozinho uma missão espacial tripulada, depois da Rússia e EUA. A última vez que enviou astronautas para o espaço foi em 2008.

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.