sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cientistas suíços puseram a andar ratinhos paralisados

Através de um tratamento electroquímico, os cientistas suíços conseguiram pôr ratos paralisados a mexer de forma útil as duas patas traseiras.
Em poucas semanas os ratos conseguiram caminhar, correr, subir escadas e controlar obstáculos.
Este estudo mostra que mesmo em lesões graves o cérebro e a medula espinal são capazes de se adaptar e regenerar.

Numa primeira fase os cientistas acordaram os neurónios da medula espinal, que ficaram dormentes ao serem desligados do cérebro devido à lesão. Injetaram nos ratos um cocktail de substancias químicas que imitam os sinais que o cérebro envia normalmente à medula espinal.
Numa segunda fase estimularam a medula através de sinais elétricos contínuos até aos neurónios.
Finalmente, através de pequenos coletes, os cientistas prenderam os animais num dispositivo robótico que os mantinha erguidos sobre uma plataforma com o peso totalmente suportado pelas patas traseiras.
Quando os cientistas colocaram chocolate na outra ponta da plataforma os animais começaram a andar e após uma semanas de neuoreabilitação, os ratos não só iniciavam a marcha de livre vontade como conseguiam correr.
Os cientistas da Universidade de Zurique e do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça constataram que as fibras nervosas na medula espinal e no cérebro não só tinham quadruplicado como tinham contornado a lesão medular.
Ainda não se sabe se esta técnica pode ser usada em humanos e se serve para todo o tipo de lesões da medula espinal. Dentro de dois anos começam os ensaios clínicos.

Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.