terça-feira, 22 de julho de 2014

Dispositivo portátil permite detetar drogas nas bebidas

O Pd.id, ou Personal Drink ID, é um pequeno aparelho portátil, barato e reutilizável que permite ao utilizador detetar a existência de drogas nas bebidas, designadamente das chamadas date rape drugs, drogas incapacitantes que facilitam o abuso sexual.
Quando imerso na bebida, o Pd.id recolhe uma pequena amostra e através de três testes distintos possibilita ao utilizador saber se aquela bebida foi ou não alterada. Se a bebida estiver, de facto, contaminada, o consumidor será alertado por uma luz LED incorporada no dispositivo ou através do seu smartphone, para o qual será enviado um alerta que esclarecerá quais são as drogas que contaminam a bebida. Para além disso, através do seu smartphone, o consumidor pode aceder a uma base de dados sempre atualizada para garantir que nenhum agente lhe passe despercebido.
A equipa responsável pelo Pd.ip lançou recentemente uma campanha de crowdfunding com o objetivo de angariar 100 mil dólares, de modo a possibilitar a venda do Pd.id no mercado com um custo reduzido de 75 dólares por unidade, ou seja, de aproximadamente 56 euros. Além dos objetivos a curto prazo, a equipa definiu outras metas de crescimento para o projeto: quando forem angariados 500 mil dólares, será implementada uma outra base de dados que servirá para fornecer o conteúdo nutricional e calórico da bebida. Aos 750 mil dólares será disponibilizado um mapa que destaca quais os estabelecimentos mais seguros para o consumo de bebidas.
"O nosso grande objetivo é capacitar as nossas filhas, filhos, irmãs, irmãos, parceiros, amigos, colegas de trabalho e nós mesmos num mundo que é muitas vezes inseguro", escreve David Wilson, o inventor do Pd.id.
Prevê-se que o Pd.id seja disponibilizado no mercado a partir de Abril de 2015.

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.