domingo, 28 de dezembro de 2014

Os polegares e o touch screen estão a mudar o nosso cérebro

O professor Arko Ghosh é o responsável por uma investigação que foi levada a cabo por duas universidades suíças e cujo objeto de estudo era a obsessão pelos smartphones com touch screen e que influência teria isso no cérebro.
“A tecnologia digital que usamos no nosso quotidiano molda o processamento sensorial dos nossos cérebros numa proporção que nos surpreendeu”, começou por dizer o investigador citado pelo Tech Crunch.
Os investigadores centraram o seu estudo na observação do córtex sensoriomotor que se ativa com o movimento dos dedos. Para tal realizaram eletrocardiogramas que mediram a atividade destas regiões do cérebro de 37 pessoas destras.
Os dados observados em pessoas que usavam smartphones com touch screen e telemóveis com as teclas antigas demonstraram que a atividade elétrica no cérebro dos primeiros aumentava com o movimento dos dedos. E mais. A quantidade de atividade do córtex cerebral associada ao polegar era proporcional à quantidade de tempo que o usuário passava a mexer no telemóvel.
Perante estes resultados, os investigadores concluíram que o processamento sensorial do córtex é continuamente alterado pela tecnologia digital.

Fonte: Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.