segunda-feira, 26 de março de 2012

Especialistas de avalanches estudam... gelados

Com recurso a tecnologia utilizada para estudar as avalanches, especialistas querem conhecer melhor a estrutura do gelado para evitar a degradação do sabor.
Através de uma máquina de RX utilizada para estudar as avalanches, os investigadores estão a estudar a formação de cristais de gelo no gelado, para assim saber mais sobre a estrutura deste e criar formas que evitem a degradação do sabor.
"Antigamente não conseguiamos 'olhar para dentro' do gelado sem destruir a amostra", destaca Cedric Dubois, citado pela BBC. Com a ajuda do instituto de pesquisa de neve e avalanche em Davos, na Suíça, está a ser utilizada a máquina de RX que permite recolher imagens de pequenas estruturas a temperaturas negativas.
Com os gelados submetidos a mudanças de temperaturas nos congeladores (há partes que descongelam e que depois voltam a congelar), o objetivo do estudo é entender como se criam os cristais de gelo e tentar arranjar formas de evitar que tal aconteça, para assim preservar melhor o sabor do gelado que fica guardado mais tempo.

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.