quinta-feira, 8 de março de 2012

A última refeição do Velociraptor

Um osso de um réptil voador de grandes dimensões foi encontrado na garganta de um Velociraptor, relançando o debate em torno do que comiam estes animais entre os paleontólogos.
Os Velociraptors já foram descritos como "hiper predadores", escreve a VBBC News. Mas agora os cientistas vêm dizer que o osso encontrado era demasiado grande para um animal deste porte, do tamanho de um peru ainda que com um apetite voraz. Os especialistas inclinam-se para a tese de que o osso pode ter sido encontrado.
As descobertas estão publicadas no jornal "Palaeogeography, Palaeoclimatology, and Palaeoecology". Um grupo de cientistas explica o drama vivido há 75 milhões de anos, a partir da análise detalhada de um esqueleto encontrado no deserto de Gobi (Mongólia).
David Hone, professor da Universidade de Dublin (Irlanda) e co-autor do estudo explicou à BBC que "seria difícil e possivelmente perigoso para um pequeno dinossauro bípede apanhar um dinossauro com dois metros, ou mais, a não ser que ele já estivesse doente ou ferido", sustenta.
Os cientistas defendem que o osso identificado deverá ter sido encontrado pelo Velociraptor numa carcaça. 
Hone explicou que é muito raro encontrar comida nos estômagos e gargantas dos dinossauros e os ossos de Pterossauro encontrado no Velociraptor são frágeis e não se conservam bem. 
O estudo pretende demonstrar que estes animais se aproveitavam de outros e revela ainda que pequenos dinossauros comiam grandes ossos.
"Quase todos os carnívoros são ao mesmo tempo carnívoros e necrófagos, segundo dita a situação - encontrar provas disso de um fóssil é no entanto difícil", notou David Hone.

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.