segunda-feira, 8 de abril de 2013

NASA planeia missão robótica para capturar asteroide

A agência espacial norte-americana (NASA) está a planear uma missão robótica para capturar um pequeno asteroide, antes de o rebocar e colocar na órbita da Lua, indicou um senador norte-americano.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai propor para este novo projeto cem milhões de dólares no orçamento para 2014, que deve submeter ao Congresso na quarta-feira.
"Isto faz parte do que será um programa muito mais alargado", disse na sexta-feira à noite na sua página eletrónica o senador Bill Nelson, um democrata da Florida e membro da subcomissão do espaço do Senado.
"Este programa combina a investigação necessária para explorar os recursos dos asteroides e os meios de desviar a trajetória em caso de ameaça para a Terra, bem como desenvolver tecnologias que permitam facilitar uma futura missão (tripulada) a Marte", acrescentou.
O senador explicou que a ideia deste projeto foi inicialmente avançada em 2012 pelo instituto de tecnologia da Califórnia, em Pasadena, e desenvolvida pela NASA e pelo gabinete de ciência e tecnologia da Casa Branca, que convidaram outros centros de investigação e universidades a participar.
O objetivo de Obama de enviar astronautas para um asteroide próximo da Terra até 2025 não pode ser concretizado com o orçamento atualmente projetado para os próximos anos.
Mas, ao rebocar com uma sonda robot um asteroide de 500 toneladas para a proximidade da Terra, como na órbita da Lua, seria possível dar aos astronautas um destino para um destes corpos espaciais "a um custo aceitável", indicou o senador Nelson, citando um estudo realizado por cientistas.
O objetivo da visita a um asteroide por astronautas norte-americanoss registaria um avanço de quatro anos, acrescentou.

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.