sábado, 3 de maio de 2014

Como vencer no "Pedra, papel, tesoura"

Um estudo recente revela que as pessoas utilizam padrões não aleatórios quando jogam "Pedra, papel, tesoura", o que pode aumentar as probabilidades de vencer."Pedra, papel, tesoura", também conhecido como "Janken-pon", é um jogo de mãos para dois ou mais jogadores, onde cada um forma um símbolo.
A teoria clássica do "Pedra, papel, tesoura" sugere que se devem fazer jogadas totalmente aleatórias para manter a imprevisibilidade e, portanto, não possibilitar que o adversário preveja as jogadas seguintes.
Apesar de ser um jogo supostamente de sorte, em que a possibilidade de vencer é de um em três, um estudo revelou que é possível prever as jogadas dos adversários e, assim, vencer mais jogos.
Os cientistas chegaram a tais conclusões depois de um torneio intensivo de "Pedra, papel, tesoura" na Universidade de Zhejiang, na China. Foram recrutados 360 estudantes que se dividiram em grupos de seis, tendo cada um jogado 300 rondas.
Como esperado, em média, todos os jogadores escolheram cada uma das opções na mesma proporção.
Porém, os observadores detetaram um padrão de comportamento: cada vez que um estudante ganhava uma ronda, tendia a repetir o símbolo da vitória mais vezes do que seria esperado numa jogada completamente aleatória. Por outro lado, cada vez que um estudante perdia, tinha tendência a alterar o símbolo pela ordem do nome do jogo.
Depois de perder para uma "pedra", o jogador tem maior probabilidade de escolher "papel" na ronda seguinte do que a regra do "um em três" previa.
Os vencedores tendem a manter na ronda seguinta o símbolo utilizado na vitória, enquanto os vencidos tendem a mudá-lo pela sequência da "pedra, papel, tesoura". Os cientistas afirmam que, antecipando estas jogadas, é possível ganhar mais vezes.

Fonte: Diário de Notícias

2 comentários:

  1. Boa tarde Evoluciência..
    Sempre tive vontade de brincar de "Pedra, papel, tesoura" e vencer, mas é muito complicado esse jogo...
    Agora você explica como vencer..Olhando bem o artigo e depois de meditar ...Vejo que não é tão impossível de vencer..valeu pela ajuda. Um ótimo sábado e uma semana recheada de felicidade.
    Valeu por partilhar,desculpe por ser repetitiva,mas deixe recado para
    mim sempre que enviar uma notícia.
    Um grande abraço.
    ClaraSol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clara,

      obrigado pelo comentário, desejo-lhe igualmente uma excelente semana. E vá passando pelo blog, pois todos os dias (ou quase) coloco pelo menos uma notícia nova! :)

      Eliminar

Deixe aqui o seu comentário.