sábado, 2 de agosto de 2014

Cigarro eletrónico menos prejudicial do que tabaco

Apesar de se desconhecer os efeitos dos cigarros eletrónicos na saúde, a revisão feita pelos investigadores da Universidade de Queen Mary de Londres conclui que não se justifica aplicar uma maior regulamentação aos cigarros eletrónicos do que ao tabaco convencional.
"A evidência é clara: cigarros eletrónicos devem ser autorizados a competir contra os cigarros convencionais no mercado", afirmou Peter Hajek, investigador na universidade britânica. "Os reguladores têm de ter consciência que, ao impedir a entrada dos cigarros eletrónicos no mercado, estão a privar os fumadores de produtos mais seguros que lhes podem salvar a vida."
"Os profissionais de saúde devem advertir os fumadores que não estão dispostos a abandonar o uso de nicotina a trocar o cigarro convencional pelo eletrónico", acrescentou.
No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desaconselha a sua utilização e, em Portugal, também a Sociedade de Pneumologia (SPP) tem alertado que não se conhecem os efeitos destes produtos na saúde. A regulamentação nalguns países, como a Noruega, Singapura e o Brasil, proibe o consumo de cigarros eletrónicos.
Segundo a agência Lusa, um estudo divulgado em junho estima que quase 30 milhões de europeus experimentaram cigarros eletrónicos em 2012, sendo que a maioria, com idades entre 15 e 24 anos, fumava tabaco tradicional regularmente e já tinha tentado deixar o vício.

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.