sábado, 23 de agosto de 2014

Focas levaram a tuberculose para as Américas

Um novo estudo sugere que afinal não foram os europeus que levaram primeiro a tuberculose para a América, no século XV. A doença já estaria presente na área há milhares de anos, ainda antes da chegada de Cristóvão Colombo em 1492, refere a BBC.
Os testes genéticos realizados neste estudo revelam que, apesar dos europeus terem levado com eles uma onda mortal de doenças aquando da descoberta do Novo Mundo, não foram provavelmente os responsáveis pela introdução da tuberculose naquele local. A pesquisa publicada no jornal Nature, aponta agora essa culpa às focas...
Johannes Krause, da Universidade de Tuebingen, na Alemanha, confessou que "foi definitivamente uma grande surpresa", quando encontraram vestígios de tuberculose em três esqueletos encontrados no Peru. As ossadas têm cerca de mil anos e são anteriores à chegada dos europeus, ocorrida há mais de 500 anos.
Mais tarde, o grupo de cientistas descobriu que o tipo de bactéria presente nos esqueletos peruanos era muito semelhante ao encontrado em focas e leões marinhos atualmente. Krause acredita que os mamíferos marinhos apanharam a doença na África, onde a tuberculose foi originada, e, em seguida, levaram-na para a América através do oceano, espalhando-a pelos os nativos que caçavam focas e que provavelmente comeram carne contaminada.
"As focas foram um importante fator económico. Foram caçadas, as suas peles, a sua carne e o seu óleo foram utilizados. Foram realmente um animal muito importante lá", explica o investigador responsável pelo estudo.
Porém, os primeiros europeus terão levado outra estirpe mortal da tuberculose, já que a 'versão' que reside atualmente no continente americano corresponde à que surgiu na Europa.

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.