domingo, 31 de agosto de 2014

Saiba porque é que a nossa voz nos parece ‘feia’

Não gosta de se ouvir? Tem medo que a sua voz seja feia? Pois bem, esse problema está somente na sua cabeça. Segundo explica o site Gizmodo Brasil o ‘problema’ está na forma do nosso crânio, mais precisamente na forma como ele vibra.
Quando a nossa voz emana, conforme o ar expelido pelos pulmões passa pelas cordas vocais, estas vibram e geram som. Esse som é amplificado pela nossa voz, modelado pela língua e lábios. Quando está ‘cá fora’ ele estimula os tímpanos e estruturas do ouvido interno, que converte o som em impulsos elétrico.
Porém, o ouvido não ouve só as fontes externas. As vibrações que vêm de dentro do corpo ativam também as estruturas auditas e a vibração faz com que a caixa craniana também vibre, algo que é percecionado por nós.
“Quando você fala, as pregas vocais na garganta vibram, fazendo com que sua pele, crânio e cavidades orais também vibrem, e nós percebemos esse som,” explicou Ben Hornsby, professor de audiologia da Universidade Vanderbilt.
Mas como som não atravessa o osso com a mesma facilidade fazendo baixar  o tom do som que ouvimos  internamente e criando uma espécie de efeito de feedback que estimula o tímpano de ambos os lados. Como as orelhas estão posicionalmente atrás da boca, o som precisa primeiro de ‘refletir-se’ noutros objetos antes de ser ouvido por nós. Isso faz com que ouçamos coisas diferentes do que os outros ouvem.

Fonte: Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.