domingo, 17 de agosto de 2014

Nova espécie de dinossauro voador encontrada no Brasil

Cientistas encontraram evidências, com cerca de 100 milhões de anos, da existência de uma colónia de dinossauros voadores perto de um lago deserto no sul do Brasil.
Fósseis de pelo menos 47 exemplares dessa espécie de répteis voadores (também chamados pterossauros) anteriormente desconhecida, com envergaduras entre os 0,65 e os 2,35 metros, foram descobertos em Cruzeiro do Oeste, no sul do estado do Paraná (Brasil), noticia o TheTelegraph.
Segundo o estudo publicado na revista online Public Library of Science ONE, a espécie denominada Caiuajara dobruskii é a primeira a ser encontrada no sul do país. O grande número de ossos pode representar centenas de indivíduos jovens e adultos, acredita a equipa de cientistas liderada por Luiz Carlos Weinschütz e Paulo Cesar Manzing, do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado, e por Alexander Kellner, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Baseado na informação recolhida, pensa-se também que o animal vivia em colónias, tinha uma grande crista óssea na parte superior da cabeça e aprendia a voar logo muito jovem.
Kellner disse que "as causas da morte permanecem desconhecidas... é possível que as tempestades do deserto possam ter sido responsáveis...", cita o jornal britânico. O investigador explicou também que não se conseguiu perceber ainda se aquele local terá sido a residência da espécie durante muito tempo ou se esta seria migratória, visitando aquele espaço de tempo a tempo.
As pesquisas iniciaram-se há três anos e envolveram o Centro Paleontológico da Universidade do Contestado (UNC), o Museu Nacional do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR ) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.