quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Criado robot que elimina o Ébola

O Ébola já matou milhares de pessoas, em especial no continente africano. Apesar de um médico norte-americano ter ficado momentaneamente curado da epidemia após ter recebido um soro especial, a verdade é que ainda não se pode dizer com todas as certezas que já existe uma cura.
Mas as notícias são animadoras, mesmo que surjam no mesmo dia em que é confirmado o primeiro caso de contágio pelo Ébola em território europeu, mais precisamente em Espanha.
De acordo com o site Mashable foi criado um robot que está a ser utilizado no hospital norte-americano de Dallas onde o médico que foi infetado está a ser acompanhado. Este robot destrói germes e bactérias através da utilização de raios ultravioleta C.
Estes raios, explica a mesma fonte, não chegam a atingir a atmosfera da Terra porque são filtrados pela camada do ozono e, por isso, não existem mecanismos de defesa apropriados, nem nos humanos, nem nos animais e, assim sendo, nem nos vírus e bactérias.
Por consequência, estes raios são capazes de eliminar germes e bactérias, incluindo o vírus do Ébola.
Mas atenção, os raios UV-C são também prejudiciais aos humanos, razão pela qual só podem ser utilizados para ‘desinfetar’ superfícies.
O vídeo mostra o robot a atuar num quarto de hospital onde esteve um paciente infetado. Os raios UV-C atingem as superfícies em causa, como a cama ou as gavetas, eliminando desta forma os vestígios do vírus.
Ao mesmo tempo que o robot atua é colocado um aviso à entrada do quarto impedindo a entrada de pessoas na habitação.

Fonte: Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.