quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Skate sem rodas torna 'Regresso ao Futuro' mais real

Quando em 1989 foi estreado o segundo filme da triologia Regresso ao Futuro, as cenas que representavam o ano 2015 alimentaram o imaginário de muitos. Se a tecnologia que, se calhar, mais se desejava ainda parece não ser possível a breve prazo, ou seja, carros que voam, uma empresa americana diz ter criado o primeiro skate sem rodas.
O hoverboard, como foi chamado no filme, é protagonista de uma cena de perseguição, quando Marty McFly (personagem interpretada por Michael J. Fox) tenta escapar à fúria do neto de Biff Tannen (Thomas F. Wilson). Um skate sem rodas, que basicamente paira sobre o chão e só não funciona quando passa por cima de água, a não ser que tenha um motor.
Por enquanto, o hoverboard criado por Greg Henderson tem mais limitações, pois só funciona se pairar sobre superfícies de cobre ou alumínio. O segredo em tornar realidade o que apareceu no filme de Robert Zemeckis, foi criar um campo magnético, sendo necessário que a força que empurra o hoverboard para cima seja igual à que puxa para baixo, ou seja, à força da gravidade.
Segundo o site Boingboing, o CEO da empresa Arx Pax não teve vida fácil em convencer potenciais investidores que era mesmo possível criar um hoverboard. "Quando telefonas a um fornecedor ou a uma loja e dizes-lhe que estás a trabalhar num hoverboard, eles limitam-se a rir e desligam", contou Greg Henderson. O americano conseguiu criar o protótipo e recorreu agora ao Kickstarter, site de crowdfunding, para angariar 250 mil dólares (cerca de 196 mil euros) - até 15 de dezembro -, de forma a conseguir produzir a sua invenção. Dependendo do valor do donativo poder-se-á andar no hoverboard e até ter um... se se pagar dez mil dólares (cerca de oito mil euros).
A ideia do hoverboard até surgiu como uma ambição bem maior: criar um sistema que permitisse proteger casas de inundações. Greg Henderson também acredita a que tecnologia poderá revolucionar os transportes e para tentar que esta possa desenvolvida por quem quer que esteja interessado, é possível comprar um pacote (por 299 dólares, cerca de 235 euros) que inclui um motor como o que alimenta o hoverboard e uma superfície condutora.

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.