domingo, 30 de novembro de 2014

Kit português para diagnóstico precoce de cancro oral premiado

Um 'kit' de diagnóstico precoce de cancro oral venceu o 16.º Prémio do Jovem Empreendedor, promovido pela Associação Nacional dos Jovens Empresários (ANJE), foi anunciado esta quinta-feira.
Denominado Blue Stain, o 'kit' permite a colheita de células do corpo e a sua análise em apenas alguns minutos e é uma inovação desenvolvida pela ‘startup’ Targetalent, instalada em Paredes, distrito do Porto.
Fonte da ANJE afirmou hoje à Lusa que este 'kit' “direciona-se, sobretudo, para o diagnóstico do cancro oral”, que é feito através da recolha de células do corpo e a sua análise imediata, com recurso a um interface digital.
«O plano de negócios desta ‘startup’ especifica um investimento de 200 mil euros, valor já assegurado por dois investidores ('business angels')», acrescentou a mesma fonte.
Liderada por Paula de Melo Alves e Francisco Ferreira, a empresa de Paredes apresentou a entidades de capital de risco o conceito deste 'kit' considerado inovador em novembro do ano passado, no âmbito da 16.ª Feira do Empreendedor.
Na cerimónia de entrega dos prémios da ANJE, que decorreu na noite de quinta-feira no edifício da Alfândega, no Porto, foi também atribuída uma menção honrosa à Peekmed, que detém uma solução tecnológica (software) para o planeamento 3D da cirurgia ortopédica.
Esta tecnologia «permite que o ortopedista faça uso de um modelo 3D gerado a partir da tomografia computorizada do paciente de representações digitais 3D do material de osteossíntese (parafusos, placas de fixação, por exemplo)», disse a fonte.
Esta foi a 16.ª edição do Prémio do Jovem Empreendedor, criado em 1998 e que este ano registou 15 candidaturas, das quais cinco foram selecionadas como finalistas.
A ANJE atribuiu ainda o Prémio Carreira a António Mota, que preside o conselho de administração do Grupo Mota-Engil, considerando o presidente da ANJE, João Rafael Koehler, que o engenheiro é “um exemplo de espírito de iniciativa, de coragem para assumir riscos, do trabalho abnegado e da visão para os negócios que a associação pretende transmitir aos jovens empreendedores portugueses.

Fonte: TVI24

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.