terça-feira, 26 de julho de 2011

Os narcisistas não têm problemas de percepção da realidade

Os narcisistas consideram-se seres supostamente incríveis, mas eles não vêem o mundo inteiramente através de “óculos cor de rosa”.
Estes sultões da auto-estima conseguem avaliar suas próprias personalidades e reputação com precisam, afirma a psicóloga Erika Carlson, da Universidade de Washington em St. Louis. A equipa de Carlson descobriu inesperadamente que os narcisistas reconhecem o seu próprio narcisismo e assumem que a sua atitude arrogante pode incomodar os outros.
Além disso, os narcisistas tendem a perceber que provocam boas primeiras impressões que rapidamente se degradam, relatam os pesquisadores na revista Journal of PErsonality ans Cosial Psychology (num artigo intitulado You probably think this paper’s about you).
Traços narcísicos incluem arrogância, sentimento de terem direito a tratamento especial, falta de preocupação com os sentimentos dos outros, exagerar a inteligência de alguém, e esperar ser reconhecido como superior em todas as situações. Casos extremos podem ser diagnosticados como transtorno narcisista de personalidade. Os narcisistas podem adoptar a atitude do arquitecto do século 20 Frank Lloyd Wright, que uma vez disse que escolheu "arrogância honesta" em vez de "humildade hipócrita" no início da vida.
"Os narcisistas parecem escolher a arrogância honesta ao descrever-se a si mesmo e às suas reputações", diz Carlson.
Em contraste, muitos pesquisadores acham que os narcisistas adoçam a forma como eles se consideram - realmente acreditam, por exemplo, que eles são jogadores humildes de equipa - e assumem que os outros têm alta consideração por eles.
Carlson mostra, no entanto, que os narcisistas "têm ideias exactas do seu carácter", observa o psicólogo W. Keith Campbell, da Universidade da Geórgia, em Athens. Mas auto-adoradores pode também enganar-se, acrescentou Campbell, como quando se consideram responsáveis exclusivos dos sucessos da sua equipa, ou quando culpam os outros por falhas pessoais e sobre-estimam a sua própria criatividade e atractividade física.
As ideias dos narcisistas sobre as suas próprias personalidades e reputações, combinadas com a exagerada auto-estima, sugerem que eles vêem a arrogância e características relacionadas como pontos positivos da personalidade digna de apreciação por parte dos outros, afirmou Mitja Back, psicólogo na Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, na Alemanha.
É preciso um psicoterapeuta especializado para ajudar os pacientes a mudar as suas maneiras narcisistas sem despertar a ira defensiva, diz Campbell. "Um dos grandes problemas da terapia com os narcisistas é que eles normalmente desistem".
As novas descobertas sugerem uma estratégia alternativa para psicoterapeutas, diz Carlson. Narcisistas que sabem que os outros os vêem negativamente podem beneficiar de aprender como a bondade e abnegação podem melhorar na sua necessidade de status social.
A equipa de Carlson examinou as percepções de universitários de pares narcisistas, após uma primeira reunião, um exercício de aula e em reuniões semanais de grupo realizadas ao longo de um semestre. Outra experiência analisou a percepção de recrutas da Força Aérea dos EUA para pares narcisistas, no final de seis semanas de treino básico.
Os participantes classificaram a sua personalidade e a de outros, de modo que a medida em que cada pessoa conhecia sua reputação pode ser estimado.
Quase 2% dos voluntários foram identificados como narcisistas nos auto-relatos. Outros 4% revelaram vários traços narcisistas.

Fonte: Science News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.