segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pelos nas asas dos morcegos são importantes nos seus voos

O morcego é o único mamífero realmente capaz de voar. As suas asas são membranas flexíveis, espalhas entre os seus braços e patas.
Após se terem tratado morcegos com cremes depilatórios, verificou-se que os pelos microscópicos presentes nas asas destes animais são cruciais para a sua capacidade de voar.
Os autores deste estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, revela que os minúsculos pelos existentes nas superfícies dorsal e ventral das asas dos morcegos funcionam como uma espécie de tubos de Pitot das asas dos aviões, que são fundamentais para o controlo da velocidade e do próprio voo.
A Dra. Susanne Sterbing-D’Angelo, do Institute for Systems Research da Universidade de Maryland, efectuou uma análise por microscopia electrónica de varrimento de forma a mapear a distribuição dos pelos em duas espécies de morcegos diferentes. Observou que a distribuição dos pelos era idêntica em ambas as espécies, com apenas algumas diferenças pontuais entre eles. Observaram também que a estimulação dos pelos das asas com ar proveniente de diferentes direcções levou a uma estimulação do nervo sensorial localizado na base desses pelos. Quando as asas foram tratadas com o creme depilatório, a resposta neuronal deixou de ser observada.
Corrida (voo) de obstáculos…
De forma a avaliar o efeito da remoção dos pelos na capacidade de voo, os morcegos foram treinados para voar através de um percurso de obstáculos e o seu desempenho vou avaliado antes e depois da remoção de diferentes secções dos pelos das asas.
Os autores observaram que os morcegos que deixaram de ter pelos nas asas voavam mais rápido e efectuavam curvas mais largas. Isto sugere que as células nervosas existentes na base dos pelos podem estar envolvidas na deteção da turbulência do ar, ajudando a estabilizar o voo.

Fonte: ABC Science

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.