domingo, 3 de julho de 2011

Os olhos dos pássaros detectam mais cores do que os nossos

As cores vivas dos pássaros têm inspirado poetas e amantes da natureza, mas investigadores da Universidade de Yale e da Universidade de Cambridge afirmam que essas cores representam apenas uma fracção daquilo que os pássaros são capazes de ver. Esta afirmação baseia-se num estudo do sistema visual das aves, publicado no jornal Behavioral Ecology, que revelou que há milhões de anos a evolução de plumagens coloridas permitiu passar de poucas cores para um leque variadíssimo de cores, à medida que os pássaros adquiriram gradualmente a capacidade de criar novos pigmentos.
“As nossas roupas eram muito monótonas antes da invenção das anilinas, mas depois a cor começou a ser mais barata e houve uma explosão de cores coloridas, tais como as que usamos actualmente”, afirmou Richard Prumchefe do Departamento de Ornitologia, Ecologia e Biologia Evolutiva e co-autor do estudo. “O mesmo tipo de situação ocorreu com os pássaros.”
Os cientistas especularam durante anos acerca da forma como os pássaros obtêm as suas cores, mas o estudo de Yale/Cambridge foi o primeiro a abordar como os mesmos vêm as suas cores. Ironicamente, a resposta é que os pássaros vêem mais cores do que os humanos, sendo que podem inclusive ver mais cores do que aquelas que apresentam nas suas penas. Os pássaros possuem cones adicionais na sua retina que são sensíveis a radiação ultra-violeta, portanto, conseguem observar cores invisíveis aos humanos.
Com o passar do tempo, os pássaros apresentaram uma evolução complexa de combinações de cores que incluem vários pigmentos de melanina, responsáveis pela coloração da pele em humanos, carotenóides, que obtêm a partir da dieta, e cores estruturais, tais como as responsáveis pela cor dos olhos no ser humano.
A co-autora Mary Caswell Stoddard, de Cambridge, que começou a investigar o sistema visual das aves enquanto aluno pré-graduada em Yale, procura saber porque é que os pássaros ainda não desenvolveram a capacidade de apresentar nas suas penas, por exemplo, a cor amarela e vermelha ultravioleta, que são cores invisíveis para os humanos mas visíveis para os pássaros.
“Não sabemos porque é que as cores das penas estão confinadas apenas a algumas opções”, afirmou Stoddard. “As restantes cores podem ser impossíveis de produzir através dos mecanismos disponíveis, ou então podem ser desvantajosas”.
“Isto não significa que a palete de cores produzida pelos pássaros não possa ainda evoluir, de forma a abarcar novas cores”, afirmou Prum. “Os pássaros podem produzir apenas cerca de 26-30% das cores que são capazes de ver, mas têm trabalhado nos últimos milhões de anos para ultrapassar essas limitações. É importante ter a consciência de que apesar dos pássaros nos parecerem tão coloridos, nós somos como que cegos para cores, comparando com os pássaros”.
Fonte: E! Science News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.