quinta-feira, 7 de julho de 2011

A última refeição do Homem do Gelo

O Homem do Gelo, descoberto nos Alpes Italianos em 1991, tem sido uma mina de ouro de informações acerca da vida no período Neolítico, mesmo após 5200 anos da sua morte! Estudos prévios acerca da última refeição do Homem do Gelo, baseados em material fecal recolhido do seu intestino, revelaram que o seu jantar teria sido carne de rena e, possivelmente, cereais, cerca de 4 horas antes da sua morte.
No entanto, uma equipa de investigação liderada pelo microbiólogo Frank Maixner, do Institute fo Mummies and the Iceman de Bolzano, Itália, reexaminou imagens de tomografia computorizada tirada em 2005 e descobriu, pela primeira, vez, o estômago do Homem do Gelo. O órgão ter-se-à movido para cima, para uma posição não usual, e parecia cheio. Quando retiraram uma amostra do conteúdo gástrico e sequenciaram o DNA das fibras animais que encontraram, descobriram que, cerca de 30-120 minutos antes da sua morte, o Homem do Gelo ingeriu carne de íbex-dos-Alpes.
Estas novas descobertas são muito importantes, afirmou Niels Lynnerup, um especialista em medicina forense da Universidade de Copenhaga. “Estamos a aproximar-nos dos últimos minutos de vida do Homem do Gelo”.
Num outro trabalho, o dentista Roger Seilei e o anatomista Frank Ruhli, da Universidade de Zurique, examinaram a saúde oral do Homem do Gelo, que provavelmente morreu com cerca de 35-40 anos. Nesse estudo, verificaram que o Homem do Gelo apresentava várias cavidades dentárias, o que sugere que o mesmo tinha uma dieta abundante em alimentos ricos em hidratos de carbono, tais como pão e cereais, e revelaram que apresentava uma “elevada dose bacteriana nos dentes”.

Fonte: Science/AAAS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.