quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Conservante natural pode proteger alimentos contra bactérias perigosas

Salmonela e E. coli são bactérias Gram-negativas em forma de bacilo que contaminam alimentos e podem provocar doenças infecciosas e hemorragias no sistema digestivo pela ingestão de alimentos contaminados. Em alguns casos, podem levar à morte de crianças e adultos. A disseminação de certas estirpes perigosas destas bactérias tem aumentado no mundo todo e, devido a isso, cientistas têm trabalhado arduamente para desenvolver drogas mais potentes para combatê-las, bem como desenvolver métodos para proteger alimentos.
Agora, investigadores da Universidade de Minnesota, EUA, descobriram e criaram uma patente para uma ocorrência natural de um lantibiótico – péptido produzido por uma bactéria inofensiva – que poderia ser adicionado aos alimentos para matar as bactérias nocivas, como a Salmonela, E. coli e até mesmo a Listeria – bacilo Gram-positivo muito perigoso que pode causar gastroenterite, septicemia e meningite entre outras doenças com grave risco para a vida.
O lantibiótico é o primeiro conservante natural encontrado para matar bactérias gram-negativas, geralmente do tipo prejudicial. Segundo o professor Dan O’Sullivan da Faculdade de Ciência da Alimentação e Nutrição este péptido, devido ao seu amplo espectro de acção, poderia proteger alimentos, como carnes, queijos processados, produtos de ovos e laticínios, alimentos enlatados, frutos do mar, saladas, bebidas fermentadas entre outros, de uma ampla variedade de insectos que causam doenças. Além dos benefícios de segurança alimentar, os lantibióticos são fáceis de digerir, não são tóxicos, não provocam alergias e não aumentam a resistência das bactérias perigosas.
O’Sullivan descobriu o lantibiótico por acaso quando analisava o genoma de bactérias. Com a colaboração de Ju-Hoon Lee, um estudante de graduação, aprofundou-se no estudo. Actualmente, a Universidade de Minnesota aguarda uma licença para a comercialização da tecnologia.

Fonte: Ciência Diária

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.