sábado, 3 de setembro de 2011

Fios eléctricos bacterianos

Os filamentos semelhantes a fios de cabelo que se prolongam para fora de algumas espécies de bactérias podem albergar o segredo para uma eletrónica mais potente e circuitos que funcionam debaixo de água.
As bactérias usam os pili, nome pelo qualos tais filamentos são conhecidos, para se ligarem a outras bactérias, sendo queeles também conduzem electricidade, afirma o microbiologista Derek Lovley da Universidade de Massachusetts em Amherst.
A equipa de Lovley recolheu algunsa partir de algumas bactérias Geobacter para estudar as suas propriedades de forma isolada. Eles descobriram que a condutividade aumentava com o pH e com a diminuição datemperatura, tal como acontece com os metais. A equipa, então, modificou as bactérias para aumentarem a produção de pili, que por sua vez aumentou a condutividade total dos biofilmes de Geobacter (Nature Nanotechnology, DOI: 10.1038/nnano.2011.119).
As aplicações são inúmeras, afirma o colega de Lovley, Mark Tuominen. A pequena dimensão dos pili e a sua capacidade de formar uma rede poderiam aumentar drasticamente a superfície interior dos acumuladores, permitindo-lhes armazenar mais carga eléctrica.
Além disso, uma vez que as bactérias vivem na água, eles também podem ajudar a desenvolver eletrónica à prova de água.

Fonte: New Scientist

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.