terça-feira, 6 de setembro de 2011

Vespas interesseiras

Actos de altruísmo aparente em vespas europeias podem ser explicados pelo bom e velho auto-interesse, segundo um novo estudo.
Fêmeas de Polistes dominulus podem estabelecer os seus próprios ninhos para se reproduzirem ou juntar outras fêmeas para cuidarem em conjunto do ninho. Nesses ninhos conjuntos, porém, uma fêmea prossegue o seu caminho até ao topo da hierarquia e deposita a maior parte dos ovos, enquanto as outros fazem a maioria do trabalho pesado em cuidar da vespa líder.
Quando um subordinado ajuda a sua irmã, isso não é difícil de explicar: o subalterno não pode acabar com a sua própria prole, mas o seu sucesso reprodutivo inclui uma participação indirecta na ninhada da sua irmã, porque os parentes partilham genes. Renunciar à sua própria descendência directa era vista como uma espécie de altruísmo, em que um indivíduo ajuda parentes directos para benefício indirecto. De qualquer maneira, o auto-interesse da vespa é servido.
Mas cerca de 15-35% das servidoras da rainha não estão intimamente relacionadas com a mesma, por isso os biólogos têm-se intrigado sobre o porquê de as fêmeas estranhamente não saírem para criar os seus próprios ninhos.
Elas fazem isso porque ao juntarem-se a um ninho de uma rainha não relacionada permite-lhes a oportunidade de conquistar o trono, diz Ellouise Leadbeater da Sociedade Zoológica de Londres. Ela e os seus colegas seguiram o destino de 1.113 fundadoras em 228 ninhos no sul da Espanha.
Nesta análise de população, as fêmeas que começaram como subordinadas num ninho de uma fêmea não relacionada ocasionalmente assumiram o ninho todo e colocaram os seus próprios ovos. Os seus triunfos foram raros, mas dramáticos o suficiente para que, em geral, a estratégia funcione melhor do que ser uma mãe solteira: poucas fundadoras de ninhos sozinhas conseguiram produzir qualquer prole, relataram os investigadores na revista Science.
"O que é interessante e importante sobre este estudo é que ele demonstra muito claramente que a herança das colónias pode explicar por que ocorrem subordinados em ninhos que não são da mesma família que a rainha ", diz Joan Strassmann, da Universidade Washington em St. Louis. Em 2000, ela e os seus colegas tinham descrito pela primeira vez o comportamento intrigante de fêmeas vespa que optavam por ajudar em ninhos estranhos, em vez de fundarem o seu próprio.
"As pessoas concluem muito rapidamente que só porque os animais se ajudam uns aos outros, se estão a comportar de forma altruísta", diz Raghavendra Gadagkar do Instituto Indiano de Ciência em Bangalore. O novo estudo, diz ele, pode levar a uma revisão dessa ideia.

Fonte: Science News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.