domingo, 18 de setembro de 2011

A percepção de expressões faciais difere entre as culturas

As expressões faciais têm sido chamados de "linguagem universal da emoção", mas pessoas de diferentes culturas percebem as expressões faciais de forma única, de acordo com nova pesquisa publicada pela Associação Americana de Psicologia. "Ao realizar este estudo, esperamos mostrar que pessoas de diferentes culturas pensam e entendem as expressões faciais de forma diferente", disse a investigador principal Rachael E. Jack, PhD, da Universidade de Glasgow. "Os asiáticos e os ocidentais caucasianos diferem em termos das características que eles pensam que constituem uma cara feia ou uma cara feliz."
O estudo, que foi parte da tese de doutoramento de Jack, foi publicado no Journal APA of Experimental Psychology: General. Algumas pesquisas anteriores apoiavam a ideia de que as expressões faciais são um comportamento humano com origens evolutivas, e então as expressões faciais não diferiam entre as culturas. Mas este estudo desafiou a teoria e técnicas de tratamento estatístico de imagem utilizados para examinar como os participantes do estudo perceberam as expressões faciais através das suas próprias representações mentais.
"A representação mental de uma expressão facial é a imagem que vemos com o nosso olho da mente, o que pensamos sobre o que é uma cara com medo ou feliz" disse Jack. "As representações mentais são moldadas pelas nossas experiências passadas e ajudam-nos a saber o que esperar quando estamos a interpretar expressões faciais."
Quinze pessoas chinesas e 15 caucasianos que vivem em Glasgow participaram no estudo. Eles viam rostos com emoção neutra que foram aleatoriamente alterados no monitor de um computador e, em seguida, classificaram as expressões faciais como alegria, tristeza, surpresa, medo, nojo ou raiva. As respostas permitiram aos pesquisadores identificar os recursos expressivos faciais que os participantes associavam a cada emoção.
O estudo descobriu que os participantes chineses valorizavam mais os olhos para representar expressões faciais, enquanto os ocidentais caucasianos valorizavam as sobrancelhas e a boca. As diferenças culturais podem levar a pistas perdidas ou sinais mal interpretados sobre as emoções durante as comunicações interculturais, revelou o estudo.
"Os nossos resultados destacam a importância de compreender as diferenças culturais na comunicação, que é particularmente relevante no nosso mundo cada vez mais interligado", disse Jack. "Esperamos que nosso trabalho facilite a utilização de canais de comunicação mais clara entre as diversas culturas e ajude a promover a compreensão das diferenças culturais dentro da sociedade."

Fonte: E! Science News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.