segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Afinal os pombos são inteligentes

Tal como os seres humanos e os macacos, o pombo comum também é capaz de colocar números por ordem, de acordo com uma nova pesquisa. A descoberta, efetuada pelo psicólogo Scarf Damian, da Universidade de Otago, e colegas, foi publicada na revista Science. "Este é o primeiro exemplo, sem contar com os primatas, de uma espécie que é capaz de fazer isso", diz Scarf.
Enquanto as habilidades matemáticas dos seres humanos são, sem dúvida, únicas, há algumas evidências de que outros animais compreendem os números e a ordem.
Há quase 15 anos, os pesquisadores descobriram que os macacos são capazes de ordenar as imagens com base no número de objetos mostrado nelas. Agora, depois de realizar o mesmo teste em três pombos, Scarf e os seus colegas descobriram que esses animais de cérebro pequeno também têm essa habilidade.
"Eu não acho que as pessoas têm uma visão muito brilhante da inteligência do pombo", diz Scarf. "[Mas] você não precisa de um cérebro de primata para ser capaz de fazer coisas como esta."
A equipa de Scarf treinou primeiro os pássaros em caixas equipadas com ecrãs táteis. Aos pombos foram mostradas uma série de três imagens, cada uma com um, dois ou três objetos diferentes. As aves foram treinadas, usando uma recompensa de alimentos, para escolher as imagens em ordem crescente do número de objetos nelas (através do toque com o bico no ecrã). Para controlar a possibilidade de que os pombos estavam a responder a um sinal visual que não seja o número de objetos, a equipa de investigação usou imagens que tinham uma mistura de formas, tamanhos, cores e área de superfície total. "Isso foi feito para forçar os pombos a usarem o número em vez de outros estímulos", diz Scarf.
Os pesquisadores então testaram a capacidade dos pombos para ordenar pares de números completamente novos entre 1 e 9 e observaram que os pássaros ordenaram os pares corretamente em 74% das vezes.
Pombos mais lentos do que macacos
Mas, apesar de os pombos terem mostrado a mesma habilidade que os macacos, eles levaram mais tempo para treinar - um ano, em comparação com um par de meses para macacos, diz Scarf. "Você tem que dar-lhes muitos e muitos exemplos antes de chegar ao ponto em que os números são a variável crítica... Ao passo que os macacos são muito melhores em coisas desse tipo", diz ele. Além disso, afirma, algumas aves têm uma personalidade melhor para aprender do que outras.
"Alguns pombos são realmente rápidos a concluir as suas tarefas e outros pombos são um pouco mais lentos," diz ele. "Alguns pombos terminaram a formação em nove meses, enquanto outros levaram 12 meses." As novas descobertas também levantam questões sobre as origens de tais habilidades numéricas.
"Os pássaros separaram-se evolutivamente dos mamíferos há cerca de 300 milhões de anos atrás, por isso ou nós estamos a olhar para uma habilidade que veio de um ancestral comum, ou nós estamos a olhar para algo que evoluiu de forma independente nas duas linhas", diz Scarf.
Ele defende que é importante ver o quão disseminadas estão tais habilidades numéricas no reino animal. "Seria incrível olhar para um animal que não é um mamífero nem um pássaro - um polvo ou qualquer outra coisa realmente 'lá fora'", diz Scarf.
Ele diz que a pesquisa futura poderia também estudar se os pombos podem realizar adição e subtração básica, algo que os macacos também se têm mostrado capazes de fazer.

Fonte: ABC Science

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.