sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Zebras têm riscas pretas e brancas para afastar as moscas

Porque é que as zebras têm riscas brancas e pretas? De acordo com um estudo realizador por investigadores da Hungria e da Suécia, e agora publicado no Journal of Experimental Biology, o objetivo das riscas é sobretudo um: afastar os insetos que lhes sugam o sangue e transmitem doenças.
Várias explicações têm sido avançadas ao longo de décadas de investigação e já se sabia que a principal função das riscas tinha a ver com a camuflagem, mas falava-se sempre de as zebras estarem a escapar aos seus predadores. Este estudo vem dar uma explicação diferente. Na verdade, o segredo não é tanto o facto de as zebras terem riscas mas sim o modo como os padrões em riscas refletem a luz.
"Começámos a estudar cavalos com pelo branco, preto e castanho", explicou à BBC Susanne Akesson, da Lund University, e um dos elementos da equipa internacional de cientistas que realizou este estudo. "Descobrimos que os cavalos preto e castanhos refletem ondas de luz polarizadas na horizontal", o que atrais geralmente os insetos, sobretudo as moscas da família Tabanidae. Já a pele branca tem uma forma diferente de refletir a luz, tornando-se menos atraente para as moscas.
Foi a partir desta descoberta que os investigadores voltaram a sua atenção para as zebras que, além de padrão com branco, têm riscas verticais, o que torna tudo diferente: "Fizemos uma experiência e descobrimos que o padrão da zebra era, de longe, aquele que atraia menos moscas. isto foi uma surpresa."
Isto não significa que as outras explicações estão erradas, avisam os cientistas. Até porque, se isto fosse assim tão linear, talvez outros animais que costumam ser incomodados pelas moscas também devessem ter evoluído no sentido de ter riscas. Como afirma o biólogo Matthew Cobb, citado pela BBC: "O meu palpite é que não há uma única explicação, mas são vários os factores que contribuíram para as riscas das zebras."

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.