sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Nova esperança para pacientes com cancro nos ovários

Os resultados deste estudo foram publicados na conceituada revista New England Journal of Medicine.
"Esta abordagem pode ser encarada como um terceiro componente importante no tratamento do cancro dos ovários e neoplasias relacionadas", diz Robert A. Burger, investigador principal do estudo e diretor do Women’s Cancer Centre no Fox Chase Cancer Center. "Nós temos uma combinação de tratamento cirúrgico e quimioterapia citotóxica há muitos anos, mas realmente não tenho visto qualquer outra coisa em termos de uma classe fundamental de tratamentos. Isto representa uma nova maneira de doença."
O estudo placebo-controlado, que foi patrocinado pelo National Cancer Institute, contou com 1.873 pacientes com doença avançada, não tratados previamente, de 336 locais, principalmente dos Estados Unidos, mas também do Canadá, Coreia do Sul e Japão. Os pacientes ou tiveram cancro dos ovários em estado III que não podia ser totalmente removido com cirurgia, ou doença no estado IV, e foram divididos aleatoriamente em três grupos. Para os pacientes que receberam bevacizumab com quimioterapia, seguidos de bevacizumab por um período adicional de até 10 meses, a mediana de tempo até que o seu cancro progrediu foi de 14,1 meses, que comparam com os 10,3 meses para os pacientes do grupo controlo, que receberam quimioterapia com um placebo e depois continuaram com o placebo. O efeito líquido foi uma redução de 28% no risco de progressão da doença ao longo do tempo. Pacientes que receberam bevacizumab apenas com quimioterapia, mas não continuaram o tratamento com bevacisumab, tiveram uma sobrevivência livre de progressão com uma mediana de 11,2 meses.
O Instituto Nacional do Cancro estima que cerca de 22.000 mulheres foram diagnosticadas com cancro dos ovários em 2011, e mais de 15.000 morreram da doença. Para pacientes diagnosticados antes de o cancro se espalhar, os cinco anos de sobrevivência foi observado em cerca de 93 por cento dos casos (em relação à sobrevivência relativa apenas ao cancro, independentemente de outras causas de morte). Mas o cancro de ovário é insidioso - os primeiros sintomas, tais como inchaço, dor abdominal e dificuldade em comer, são típicos de muitas doenças e facilmente descartados como sintomas não-ameaçadores. Muitas vezes as mulheres não detetam que têm a doença até que esta já se espalhou. Em 62 por cento dos novos casos, o cancro da paciente já tem metástases em locais distantes, e a taxa de sobrevivência de cinco anos é ligeiramente inferior a 27 por cento.
O bevacizumab já está aprovado pela FDA para uso contra alguns tipos de cancros do cólon, rim, pulmão e cérebro; a sua aprovação acelerada para o cancro de mama metastático foi recentemente revogada pela FDA. A droga age através da ligação ao fator de crescimento vascular endotelial (VEGF), uma proteína produzida por certos tipos de cancro que ajuda a iniciar o crescimento de novos vasos sanguíneos que alimentam o tumor. O processo de crescimento de novos vasos sanguíneos é chamado de angiogénese, e o bevacizumab é um inibidor da angiogénese.
"O bevacizumab bloqueia o fator de crescimento VEGF, que é importante no processo de progressão do cancro de ovário", diz Burger, "e vimos que esta droga também é ativa em pacientes com doença recorrente."
A angiogénese ocorre na interface entre o hospedeiro e a doença, o que a torna um alvo atraente para o tratamento, diz Burger, que também liderou o estudo de Fase II sobre o uso de bevacizumab em mulheres com cancro dos ovários recorrente. Ele diz que diferentes cancros dos ovários podem parecer idênticos ao microscópio, mas diferem biologicamente, o que significa que eles vão responder de forma diferente ao tratamento.
No artigo no NEJM, Burger e os seus colaboradores salientam que outro estudo sobre o cancro dos ovários realizado principalmente na Europa e chamado ICON7, tem demonstrado resultados positivos na utilização de becavizumab em combinação com quimioterapia e depois apenas becavizumab durante um período de até 7 meses.

Fonte: Science Daily

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.