quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Criada técnica que substitui a amniocentese

Boas notícias para as grávidas, em especial para aqueles que precisem de fazer uma amniocentese.A nova técnica foi apresentada esta terça-feira num hospital espanhol. O diretor da especialidade de neonatologia do Hospital Clínico e do Hospital Sant Joan de Déu explicou, numa conferência de imprensa, que esta nova tecnologia permite medir a maturidade dos pulmões do feto através de uma ecografia, informa o La Vanguardia.
Esta técnica consiste na análise de ecografias fetais através de um computador, aplicando-se para o efeito algoritmos matemáticos.
Ainda na conferência de imprensa, o médico garantiu que esta inovação foi testada em 150 gravidezes de risco e que os resultados obtidos foram semelhantes aos conseguidos através das amniocenteses.
Para já, a nova técnica só foi testada para medir a maturidade dos pulmões, mas poderá vir a ser aplicada a outros testes que para já só a amniocentese pode garantir, como a questão de deformações genéticas no feto.
A amniocentese é um procedimento que consiste na colheita de líquido amniótico através da uma punção abdominal. Esta técnica acarreta, contudo, alguns riscos para o bebé, sendo que apenas técnicos especializados podem levar a cabo este procedimento.

Fonte: Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.