terça-feira, 18 de outubro de 2011

Adolescentes com amigos que namoram tendem a ter hábitos mais corretos de consumo de álcool

Romance adolescente, pântano febril de intensidade e angústia, vem agora com uma vantagem adicional. Novos amigos de adolescentes que namoram são influenciados fortemente no seu consumo de álcool, para melhor ou pior, indica um novo estudo.
Novos amigos de um parceiro romântico tendem a ter hábitos diferentes do que os de adolescentes que não namoram, dizem os sociólogos Derek Kreager da Pennsylvania State University, em University Park e Haynie Dana de Ohio State University. Os adolescentes querem ser como um amigo para o namorado ou namorada para fortalecer o relacionamento, por isso este novo conjunto de amigos modula o consumo de álcool, mais do que nos amigos pré-existentes ou mesmo no par romântico, publicou Kreager e Haynie na revista American Sociological Review.
"Os programas escolares interessados em reduzir o abuso do álcool na adolescência devem estender o seu foco para os novos grupos sociais que o namoro cria", diz Kreager.
Foram analisados dados de 449 casais de sexo oposto do 7º a 12º ano entre 1995 e 1996 no Estudo Nacional Longitudinal de Saúde do Adolescente. Anteriormente, num estudo inédito com mais de 11.000 adolescentes da Pennsylvania e Iowa, efetuado entre 2007 e 2010, os pesquisadores também descobriram que os amigos de parceiros românticos alteraram o seu consumo de álcool.
Neste novo projeto, os amigos de um namorado ou namorada também foram influenciados em relação ao comportamento delinquente, tanto quanto o consumo de álcool, mas não foram observados grandes efeitos sobre o consumo de cigarros. As taxas de uso de cigarros caíram drasticamente entre os adolescentes, com pequenos grupos de fumantes que tendem a sair juntos. O uso de álcool e delinquência variam substancialmente entre os adolescentes, bem como entre parceiros românticos, sendo que os amigos de um namorado ou namorada são mais prováveis de ser influenciados nesses comportamentos, Kreager diz.
As pressões para se tornar amigo de um parceiro ou o risco de perder a relação ampliam o poder de pressão dos pares, segundo o sociólogo Robert Crosnoe da Universidade do Texas em Austin. "Esse processo aplica-se a relacionamentos adultos também", sugere Crosnoe.
Descobertas prévias de um estudo com mais de 1.300 jovens de Ohio acompanhados desde a adolescência até à idade adulta na década passada também indicavam que parceiros românticos atuam como portais para os novos amigos, influenciando o uso de álcool e a delinquência. "Um novo conjunto de amigos pode passar a ser bebedor ou pode pertencer a um grupo de jovens da igreja, consoante as características do parceiro, portanto este efeito namoro pode funcionar em qualquer direção", diz a socióloga Peggy Giordano de Bowling Green State University, em Ohio.
Kreager e Haynie estudaram os parceiros de namoro e os seus amigos em 132 escolas de ensino médio e escolas secundárias a nível nacional. Na sua análise, os amigos dos parceiros influenciaram as bebedeiras de rapazes, mais do que influenciaram o comportamento das raparigas. Numa descoberta relacionada, a equipe de Giodano descobriu que os rapazes, mais do que as raparigas, relataram ter sido influenciados por parceiros de namoro.
Cerca de 70 por cento dos casais analisados eram compostas por uma pessoa que tinha maior investimento emocional no relacionamento do que o outro. A influência dos amigos sobre o consumo de álcool foi maior nos que investiam menos nessa relação.
Fonte: Science News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.