segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Via Láctea está por um fio cósmico

Astrónomos Australianos identificaram a posição da nossa galáxia na estrutura em grande escala do cosmos. A equipa do dr. Stefan Keller da School of Astronomy and Astrophysics da Universidade Nacional Australiana fizeram essa descoberta ao estudar bolas antigas de estrelas empacotadas chamadas de aglomerados globulares.
Em vez de serem distribuídas aleatoriamente, os pesquisadores descobriram que estavam localizadas principalmente ao longo de um plano estreito em torno da Via Láctea.
"Foi uma descoberta agradável e de certa forma inesperada", diz Keller.
"Nós estávamos a discutir notícias sobre a descoberta de que galáxias anãs satélites existentes ao redor da Via Láctea estavam espalhadas ao longo de um único plano, e questionámo-nos se com os aglomerados globulares acontecia o mesmo. Então eu fiz alguns cálculos e descobri que eles realmente traçam o mesmo plano."

Juntando tudoKeller diz que existem como que filamentos que ligam os aglomerados globulares e as galáxias satélite.
"Em vez de serem coleções de estrelas da nossa própria galáxia, alguns aglomerados globulares poderiam ser os restos de outras galáxias que colidiram com e foram consumidas pela Via Láctea através do processo de canibalismo galáctico", diz Keller.
Os resultados, que foram pré-divulgados no blogue arXiv.org e submetidos para publicação no Astrophysical Journal, suportam a hipótese de que a estrutura em larga escala do cosmos consiste em longos filamentos compostos de galáxias e vazios vastos de milhões de anos-luz entre eles.
"Nós estamos como que ensanduichados entre dois vazios enormes que nos empurram para um filamento ligado numa extremidade ao grande aglomerado de galáxias Virgo, e na outra ao aglomerado de galáxias Fornax ", diz Keller.

"Espuma na crista de uma onda"Keller diz que a estrutura dos filamentos foi provavelmente moldada por interações entre a matéria escura e a comum.
"Uma consequência do Big Bang e o domínio da matéria escura é que a matéria comum é dirigida, como a espuma na crista de uma onda, em vastas camadas interligadas e filamentos esticados sobre os vazios cósmicos enormes",
Keller diz: "A gravidade atrai o material sobre esses filamentos de interconexão para os maiores pedaços de matéria, e os nossos resultados mostram que aglomerados globulares e galáxias satélites da Via Láctea traçam um desses filamentos”.

Fonte: ABC Science

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.