sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Os tubarões estão em maus lençóis

Há indícios crescentes de uma queda generalizada, substancial e contínua na abundância de populações de tubarões em todo o mundo, coincidindo com um aumento acentuado nas capturas globais de tubarão no último meio século ", diz o professor Mizue Hisano, e o dr. William Robbins da ARC Center of Excellence for Coral Reef Studies and James Cook University.
"A pesca excessiva de tubarões é agora reconhecida como uma preocupação global de conservação, com um aumento do número de espécies de tubarão adicionado à lista de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza", afirmam eles na revista PLoS ONE.
"Avaliar as tendências da população de tubarões é complicado", explica o professor Connolly. "A abordagem mais simples de olhar para as tendências no sector das pescas não funciona bem para os tubarões. Primeiro, muitos países com os recifes de coral não mantêm registos confiáveis das capturas ou do esforço de pesca. Em segundo lugar, cerca de 75 por cento da captura de tubarões no mundo diz respeito a pesca ilegal para remoção das barbatanas, não sendo declarada. Terceiro, os tubarões podem ser capturados e descartados, e essas situações não serem reportadas, quando os pescadores estão interessados noutras espécies. "
"Uma alternativa é fazer estimativas de crescimento do tubarão, nascimento, e as taxas de mortalidade e usá-los para calcular as taxas de crescimento populacional. Estimativas de crescimento e taxas de natalidade são fáceis de obter, mas é muito difícil conseguir boas estimativas de mortalidade em tubarões e outros animais de grande porte ", diz ele.
Para lidar com este problema, a equipa desenvolveu vários modelos alternativos, que combinam as taxas de natalidade e taxas de crescimento para os tubarões, com uma variedade de diferentes métodos para estimar a mortalidade. Usaram métodos estatísticos state-of-the art para combinar a incerteza associada a cada um destes métodos e chegar a uma previsão de população mais robusta de longo prazo para duas espécies de tubarão - o tubarão de recife cinza e o tubarão de recife de ponta branca.
Como uma verificação dos seus resultados, os pesquisadores usaram as suas projeções de população para ver o quão bem os seus modelos podem explicar diferenças na abundância de tubarões em recifes pescados e não pescados, baseado em quanto tempo os recifes não pescados tivessem sido protegidos.
A equipa descobriu que os resultados obtidos por todos os métodos de avaliação de populações de tubarões estavam de acordo que os tubarões estão a diminuir rapidamente devido à pesca.
"As nossas abordagens diferentes pintaram um quadro surpreendentemente consistente do estado atual de declínio da população, mas também da eventual recuperação destas espécies, se forem adequadamente protegidas", diz Mizue Hisano, principal autor do estudo.
Para a população de tubarões da Grande Barreira de Coral, a concordância entre os diferentes métodos aparece para justificar ações de gestão para reduzir substancialmente a mortalidade dos tubarões por pesca no recife.
"Mais amplamente, acreditamos que o nosso estudo demonstra que esta abordagem pode ser aplicada a uma ampla gama de espécies exploradas para as quais estimativas diretas da mortalidade são ambíguas ou estão em falta, levando a melhorias nas estimativas de crescimento da população."

Fonte: Science Daily

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.