segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Deitar tarde pode provocar excesso de peso

Adolescentes que ficam acordados até tarde tendem a ter mais peso do que os seus pares que se deitam cedo, dizem pesquisadores australianos.
Uma série de estudos têm mostrado uma ligação entre a duração do sono curto e um aumento do risco de estar acima do peso ou mesmo de obessidade.
Mas a nova pesquisa, publicada na revista Sleep sugere que os padrões de sono podem ser mais importantes.
"Este estudo mostra que os adolescentes que têm este padrão de ir tarde para a cama, e acordar tarde, não têm tão boa saúde", diz a co-autora Dr. Carol Maher da University of South Australia.
Estes resultados contradizem as opiniões de que é normal para os adolescentes entrar num padrão de sono de ficar acordado até tarde e dormir até tarde, ou ajustar os tempos da escola de forma a se encaixarem nos padrões de sono de um adolescente, diz ela.
Os padrões de sono das crianças mudam com a idade – os adolescentes precisam de menos sono do que as crianças e os meninos precisam de menos sono do que as meninas, diz Maher.
Os pesquisadores estudaram 2.200 crianças australianas com idades entre os 9 e os 16 anos. Eles compararam os padrões de sono das crianças e mediram o seu peso e níveis de actividade, por idade e sexo.
"As maiores diferenças foram entre as crianças que iam para a cama relativamente cedo e acordavam relativamente cedo, contra as crianças que passaram a deitar-se relativamente tarde e acordar relativamente tarde."
"Isso foi um pouco surpreendente, porque eles realmente têm a mesma quantidade de sono no total", diz ela.
Em comparação com os seus pares que se deitaram cedo, as crianças que se deitaram tarde e acordaram tarde apresentaram uma vez e meia mais hipóteses de estar acima do peso, duas vezes mais hipóteses de serem obesas, e quase duas vezes mais probabilidades de serem considerados inativos fisicamente, de acordo com as diretrizes da Austrália.
Eles também acumularam quase uma hora mais em atividades sedentárias, como assistir televisão ou jogar jogos online.
"Podemos ver que as crianças que foram deitar-se mais cedo e se levantavam mais cedo apresentavam muito mais atividade física e muito menos actividades sedentárias", diz Maher.
O levantar-se cedo é mais propício à participação em atividades físicas do que à noite. Maher diz que mais investigações são necessárias para explorar a ligação entre os padrões de sono e a obesidade.
"Será que é o padrão de sono que eles têm que condiciona as atividades que eles fazem no seu dia, ou é o contrário?", pergunta.
"Eu acho que é bem possível que os padrões de sono, para algumas pessoas, afetem o nível de atividade que eles têm no dia seguinte."
"Mas o contrário é provavelmente verdade para algumas crianças. Algumas crianças escolhem fazer atividade física que os faz levantar cedo e ir para a cama cedo."
O adormecer e acordar tarde em crianças foi mais frequente em famílias mais pobres, que vivem em grandes cidades e têm menos irmãos.

Estabelecimento de limitesA dra. Louise Hardy, investigadora sénior da Prevention Research Colaboration, da Universidade de Sydney, estuda as taxas de obesidade infantil em New South Wales.
Ela diz que a pesquisa do sul da Austrália provoca uma reviravolta na nossa maneira de pensar sobre os comportamentos do sono da criança.
"É preciso retirar ênfase a que as crianças devem ter oito ou nove horas de sono, o que se diz é que a altura em que as crianças vão para a cama é mais imporetante."
Hardy diz que há uma forte associação entre atividades sedentárias como ver televisão e obesidade.
"[Os pesquisadores] não tinham dados sobre a dieta, mas seria interessante ver se as crianças que vão para a cama tarde estão, na verdade, em frente a uma televisão, ou talvez eles estejam a frequentar redes sociais onde podem afastar as suas mãos do computador para comer. "
Hardy, que completou recentemente um estudo sobre padrões de obesidade em 8000 alunos do ensino primário e secundário, concorda que as mudanças do horário escolar para acomodar os padrões de sono dos adolescentes são contra-produtivas.
"Não faz sentido que nós tentemos acomodar esse novo comportamento que está a surgir porque de repente os pais estão com medo de estar definindo algumas regras sobre luzes apagadas às 10 horas.
"Esta necessidade de mudar o horário escolar é a estratégia errada, precisamos é de ajudar as famílias sobre a forma de colocar regras em todo o ambiente familiar ".

Fonte: ABC Science

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.