sábado, 22 de outubro de 2011

Cérebro precisa da serotonina para conter a agressividade

Pessoas irritadas podem acalmar-se, se tiverem uma maior quantidade do neurotransmissor serotonina. Pesquisadores deram a 19 voluntários saudáveis uma dieta que reduziu os seus níveis de serotonina e, em seguida, os seus cérebros foram analisados. Eles descobriram que a comunicação entre as regiões da amígdala cerebral, que processa o medo, e o córtex pré-frontal de restrição ficou perturbada. Essa situação poderia desencadear reacções desproporcionadamente violentas face a ameaças leves.
A equipa descobriu o efeito, mostrando aos voluntários pobres em serotonina imagens de raiva, rostos tristes ou neutros à medida que eram sujeitos a exames cerebrais de ressonância magnética funcional. Os voluntários foram convidados a dizer se cada imagem era de um homem ou uma mulher, mas a verdadeira intenção era ver como os seus cérebros reagiam à ameaça representada pelo rosto irritado.
Os exames mostraram que, em todos os voluntários, a conectividade entre as amígdalas e o córtex pré-frontal foi reduzida quando eles viram rostos zangados. O efeito foi mais forte naqueles com tendências violentas, conforme identificado num questionário. "É como se a intervenção da voz da razão intervenção fosse perdida", diz Luca Passamonti, chefe da equipe da Unidade de Pesquisa de Neuroimagem de Itália em Catanzaro.

Fonte: New Scientist

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.