segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cientistas criam esponja de carbono

Cientistas nos Estados Unidos criaram um novo material poroso que tem uma alta capacidade para capturar dióxido de carbono.
O procedimento é geralmente caro e de custos energéticos elevados, mas desta vez os cientistas dizem que apresenta um custo relativamente baixo e pode ser útil para capturar as emissões das centrais energéticas a carvão.
Especialistas australianos dizem que é um avanço fundamental, mas que ainda se encontra a muitos anos da sua aplicação prática.
O Dr. Kai Landskron e os seus colegas da Universidade de Lehigh, na Pensilvânia, criaram o material, que tem uma alta capacidade de absorver dióxido de carbono. "Nós podemos fazer este material também de uma forma muito simples, realmente mais simples do que a maioria dos outros materiais", diz ele. "Nós podemos fazê-lo a partir de blocos de construção relativamente barato, em reacções em solução simples – através das chamadas reacções de policondensação".
Landskron diz que o material, que é descrito na revista Nature Communications, poderia ser facilmente fabricado em larga escala. O Dr. Lincoln Paterson lidera o programa de Captura de Carbono na CSIRO e diz que este trabalho é um avanço fundamental. "Ele ainda necessita de percorrer um longo caminho até à sua aplicação prática, mas é positivo que esses avanços estejam a ser feitos, é uma área fértil para pesquisa", diz Paterson.
"Os testes que tenho até agora são de que o material se comporta muito bem em laboratório e que requer materiais de baixo custo."
"É um pouco difícil dizer quantos anos vai demorar até ser aplicado, uma vez que a pesquisa está a avançar a velocidades diferentes, dependendo de financiamento e recursos, e todo o debate que está acontecendo no momento sobre o preço do carbono", diz ele.
Será comercialmente viável? A professora Dianne Wiley, do Cooperative Research Center for Greenhouse Gas Technologies (CO2 CRC), diz que novos materiais estão a ser produzidos a cada dois dias, mas nem todos valem a pena continuar.
"O passo seguinte é começar a testar com água e começar a testar com misturas gasosas, porque a partir de nossa experiência no CO2 CRC, que é geralmente aí que se consegue responder à questão: São estes materiais atraentes para aplicações em testes de maior escala? '", diz ela.
Wiley diz que, na sua forma actual, o novo material não é útil. Ela também questionou se se poderia reproduzir a síntese do material em grande escala e quanto isso custaria.
No entanto, ela diz que é bom ver a investigação.
"Provavelmente nós vamos ter que desenvolver muitos e muitos materiais, até encontrar um que pode realmente desempenhar a sua função de forma mais barata e mais eficiente", diz ela.

Fonte: ABC Science

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.