segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ferimentos na cabeça podem aumentar a demência

Lesões cerebrais sofridas no campo de batalha e no desporto poderão aumentar o risco de demência mais tarde na vida, de acordo com dois novos estudos. Num terceiro estudo, também apresentado numa conferência internacional sobre Alzheimer, em Paris, os investigadores revelaram evidências de que cair na vida diária pode ser um sinal de alerta precoce do aparecimento da doença de Alzheimer.
Veteranos de guerra idosos que sofreram lesões cerebrais traumáticas enfrentam um risco maior (cerca do dobro) de desenvolver demência, de acordo com um estudo conduzido por Kristine Yaffe, chefe do Programa de Transtornos da Memória no centro médico Veterans San Francisco Association.
Na revisão dos prontuários de 281.540 veteranos dos EUA com 55 anos ou mais velhos, descobriram que o risco de demência foi de 15,3% naqueles que tiveram lesões cerebrais traumáticas (TBI), em comparação com 6,8% para ex-soldados que não tiveram essas lesões.
"Esta questão é importante, porque situações de TBI são muito comuns", diz Yaffe. "Cerca de 1,7 milhões de pessoas experimentam uma TBI cada ano nos Estados Unidos, principalmente devido a quedas e acidentes de carro."
Tais lesões também são conhecidos como a "ferida assinatura" dos conflitos no Afeganistão e no Iraque, responsável por 22% das mortes globais e 59% das lesões relacionadas com explosões.
Conexões danificadasA pesquisa sugere que danos e morte de axónios, que são extensões celulares que formam longas conexões entre células nervosas no cérebro, pode ser o culpado para o maior risco de demência.
O inchaço dos axónios traumatizados, acompanha a acumulação de proteínas chamadas beta-amilóide, uma característica da doença de Alzheimer.
Placas amilóides semelhantes às encontradas nos cérebros de pessoas com Alzheimer estão presentes em até 30% dos pacientes com TBI que não sobrevivem aos ferimentos sofridos, independentemente da idade.
Num segundo estudo, os cientistas liderados por Christopher Randolph da Loyola University Medical Center, em Chicago, comparou a probabilidade de declínio de funções cognitivas básicas entre jogadores de futebol americano retirados e em adultos mais velhos, que não tinham praticado desporto profissional.
Os repetidos choques de cabeça típicos do futebol americano podem, apesar de equipamento de protecção, aumentar a probabilidade de danos a longo prazo no cérebro. De mais de 500 ex-jogadores de futebol, com idade média de 61 anos, que responderam a um inquérito de saúde em 2008, pouco mais de 35% apresentaram demência possível, quase o triplo da taxa da doença de Alzheimer entre os americanos acima de 65 anos.
Os pesquisadores analisaram esses dados para identificar os jogadores com transtorno cognitivo leve (MCI), normalmente um precursor de demência ou Alzheimer.
O estudo comparou resultados de testes neurológicos e psicológicos deste grupo com outros dois grupos, nenhum dos quais tinha praticado desporto profissional: adultos demograficamente semelhantes, que não mostravam declínio cognitivo, e adultos diagnosticados com MCI.
O ex-atletas estavam claramente prejudicados em relação aos adultos normais, e um pouco menos prejudicados que o grupo não-atleta diagnosticado com MCI, mas eram consideravelmente mais jovens.
"Parece que pode haver uma taxa muito elevada de dano cognitivo nestes jogadores de futebol que se retiraram em comparação com a população em geral", diz Randolph, apontando para "traumatismos cranianos repetitivos" como o provável culpado.

As quedas podem ser um indicador precoceNo último estudo, a equipa da investigadora Susan Stark, da Universiade de Washington, rastreou 125 adultos idosos ao longo de oito meses, pedindo-lhes para registar qualquer queda que sofressem no dia-a-dia.
Os adultos com os chamados sintomas pré-clínicos de Alzheimer, sinais mensuráveis em análises ao cérebro mesmo na ausência de perda de memória, apresentaram quase três vezes mais probabilidade de queda numa escala usada para medir a progressão de Alzheimer.
"Este estudo sugere que altas taxas de quedas podem ocorrer muito cedo no processo da doença", diz Stark. Sintomas típicos da doença de Alzheimer, como perda de memória. permanecem criticamente importantes, diz Maria Carrillo, directora da Associação de Alzheimer dos Estados Unidos, comentando o estudo. "Mas estes resultados também ilustram a importância do entendimento de que, em algumas pessoas, alterações na marcha e equilíbrio podem aparecer antes do prejuízo cognitivo", diz ela.

Fonte: ABC Science

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.